Curso de Jornalismo nas eleições:

Uma das coberturas jornalísticas tradicionais do curso são as eleições. O objetivo, além de possibilitar a prática profissional, é contribuir com o processo democrático. Nesta reportagem especial que celebra os 25 anos do curso, relembramos algumas destas coberturas.

1ª turma de Jornalismo da Unochapecó celebra 25 anos de experiências e memórias

As Bodas de Prata são como as páginas de um livro repleto de histórias, palavras e imagens, que ao longo de vinte e cinco anos partilham do saber. Nesse contexto, este ano celebra o compromisso, a busca pela verdade e o impacto transformador das palavras que moldaram o conhecimento e a comunicação dentro da universidade. E para finalizar com chave de prata essa série de festividades, na penúltima sexta-feira do mês de outubro (20), os corredores da Unochapecó, mais especificamente os pertencentes ao Bloco F, se encheram de nostalgia que levaram a uma quebra de tempo, entre os anos de 1998 e 2023.

INVISIBILIZADAS

O trabalho fotojornalístico foi desenvolvido pelos estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), na disciplina de Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEx) denominada Fotojornalismo e Documentação Visual, ministrada pela professora Angélica Lüersen.

Evento alusivo aos 25 anos do curso reuniu egressos e professores na última sexta-feira

No ano em que o curso de Jornalismo da Unochapecó completa 25 anos, a necessidade de estabelecer um novo patamar de contato com os graduados, permitindo mais interação em um ambiente não tão formal, foi sentida pela coordenação e pelos docentes. Assim surgiu o Reconecta, um jantar realizado pelo curso, que reuniu egressos dessas duas décadas e meia de história. O evento que ocorreu na noite da última sexta-feira (20), no espaço Callisia, foi um momento descontraído, com muita nostalgia e até sorteio de prêmios.

ENCERRADA A MAIOR EDIÇÃO DA EFAPI

ENCERRADA A MAIOR EDIÇÃO DA EFAPI

A Exposição Feira Agropecuária Industrial e Comercial de Chapecó – Efapi, encerrou neste domingo (15). Em relação à última feira, que ocorreu em 2017, a edição de 2023 apresentou novidades em diversas áreas, como por exemplo, o trânsito e o comércio. Outro diferencial da feira deste ano, foi a entrada franca.

TURISMO LOCAL E REGIONAL PRESENTE NA FEIRA

Foto: Júlia de Carvalho O turismo regional esteve presente na Efapi 2023. O estande une o projeto Desbrava Chapecó e a Instância de Governança Regional Grande Oeste. O projeto busca dar visibilidade aos espaços turísticos locais e regionais. Foto: Deisiana Damarat A Instância de Governança Regional Grande Oeste, fundada em 21 de março de 2019, almeja tornar-se um farol na gestão sustentável, eficiente, democrática e participativa, dando vida a produtos turísticos e culturais de excelência. Tem visão centrada na preservação da identidade regional e na criação de experiências exclusivas para turistas e visitantes. O Programa de Regionalização foi criado pelo Ministério do Turismo e executado pelo Estado de Santa Catarina. Ele acontece nas 14 regiões turísticas de Santa Catarina, e a Grande Oeste é uma delas. Foto: Deisiana Damarat Mariana Gubert, secretária do Conselho Regional de Turismo, conta que já são 45 empreendimentos turísticos e 18 municípios associados. Ela afirma que a Instância se empenha em divulgar seu material de maneira ampla e igualitária, e que a intenção é mostrar a profissionalização do turismo. Foto: Deisiana Damarat O “Desbrave Chapecó” é uma parceria entre a Prefeitura, Sebrae e Epagri. Karla Hall, consultora de turismo do Sebrae, afirma que o objetivo do estande na feira é a divulgação positiva do turismo chapecoense. No espaço foi apresentada a Rota Gastronômica. Karla confirma que outras rotas serão...

EFAPI 2023: 10 dias de Jornalismo na prática

Desde 1999, a Exposição/Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (Efapi) tem sido um laboratório de práticas jornalísticas para os acadêmicos da Unochapecó. Após seis anos de intervalo, a feira retornou em 2023 e com ela o curso de Jornalismo. Em uma parceria da Unochapecó com a Comissão Organizadora da Feira, neste ano a cobertura foi realizada durante mais de 90 horas de trabalho e contou com a presença de aproximadamente 24 acadêmicos orientados por sete professores e três técnicos. Toda a estrutura de móveis e equipamentos do curso foi transportada para o Parque, no Pavilhão 4, junto do espaço destinado para a imprensa, permitindo que toda a equipe tivesse condições de produzir com rapidez e qualidade a cobertura da Efapi 2023. Através da Central Laboratorial de Informações Multimídia (CLIM), do curso de Jornalismo, foram produzidos mais de 45 conteúdos em forma de textos, imagens e vídeos. A atividade é considerada importante para que os alunos adquiram experiência de campo. As matérias produzidas pelos voluntários foram disponibilizadas para a equipe de comunicação da Feira, a grande imprensa e publicados no Portal CLIM do curso de Jornalismo.  A Efapi 2023 foi a primeira experiência do professor João Pietro Meili Bridi na cobertura do evento. Atuando na área das mídias digitais, a feira foi uma experiência enriquecedora que o fez “voltar às raízes” com reuniões de pauta, jornalismo de campo, e orientação aos acadêmicos. Para João, através da feira, os alunos conseguem colocar em prática muitas das coisas vistas em teoria na sala de aula, tanto nos registros fotográficos quanto na percepção daquilo que deve ou não virar notícia.  Quem compartilha...

AMBULATÓRIO DE SAÚDE PARQUE EFAPI

Os cuidados com a saúde do público presente na  21ª Exposição-Feira Agropecuária Industrial e Comercial de Chapecó – Efapi, ficaram sob responsabilidade da Secretaria de Saúde em parceria com a Unimed, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal. Entre o início da feira, sexta-feira (06) e o último sábado (14), 247 atendimentos médicos foram registrados no ambulatório localizado no centro do parque. A equipe de profissionais teve quatro capacitações de urgência e emergência no mês de setembro para estar melhor preparado para a demanda da feira. A coordenadora da equipe de enfermagem, Neila Gregório, afirma que além de experiência, a preparação para o evento foi muito importante. O grupo formado por 25 profissionais foi se dividiu para manter o funcionamento do ambulatório das 7h às 3h – fechamento do parque As equipes sempre compostas por sete enfermeiros, três médicos e três motoristas que se revezavam em turnos. O enfermeiro Marciano da Silva Alves trabalhou aproximadamente 42h no ambulatório. Ele comenta que durante o dia os casos mais registrados são de pressão alterada, pequenos curativos e que muitas vezes não chegam a serem atendidos pelos médicos. Durante à noite, pessoas alcoolizadas são as que mais procuram o ambulatório. Marciano também pontua registros de queimaduras. Os maiores registros de atendimentos foram nos dias de shows gratuitos e no segundo dia de rodeio, em que se registrou um caso grave.  Simone Batistela, acadêmica de Nutrição recebeu atendimento na manhã do domingo (15) por causa de uma crise de enxaqueca e se sentiu segura com o atendimento. ESTRUTURA PERMANECE  O ambulatório foi reformado pela prefeitura e tem uma recepção, espaço para triagem e classificação...

Look da Boiadeira: fãs de cantora sertaneja encheram as ruas da feira vestidos à caráter para o show

Fenômeno do sertanejo universitário, a cantora e compositora Ana Castela é um dos shows mais aguardados pelo público da Exposição Feira Agropecuária Industrial e Comercial de Chapecó – Efapi. O show, que acontece neste sábado (14), a partir das 22h, atraiu centenas de fãs da boiadeira, termo que a cantora é intitulada. A dona do hit “Solteiro Forçado”, não inspira os fãs com apenas suas músicas, mas também no estilo.

Fale com a gente! Preencha os campos abaixo e nós entraremos em contato com você:

Unochapecó – Campus Chapecó
AV. SENADOR ATTÍLIO FONTANA,
591-E EFAPI – CEP: 89809-000,
CAIXA POSTAL: 1141
FONE: (49) 3321-8254