AULA INTEGRADA DEBATE JORNALISMO E CRISE POLÍTICA

DSC_0016

A aula integrada do curso de Jornalismo da Unochapecó teve como objetivo discutir o tema “Jornalismo e crise política no Brasil”. Através de uma mesa redonda, professores e estudantes tiveram a oportunidade de expor suas dúvidas e ideias em relação ao cenário político atual, no último sábado (30). O evento pertence ao projeto “De olho na Mídia” e faz parte do calendário de comemoração dos 18 anos do curso.

Os trabalhos de mestrado dos três egressos do curso serviram para discutir a temática central do evento. A primeira ideia a ser debatida partiu da pesquisa “A postura da mídia tradicional diante das crises econômica e política, apresentada por Julherme Pires, mestrando da Unisinos. Para ele, os jornalistas precisam estar cada vez mais preparados, porque muitos assuntos, publicados pela mídia, acabam transformando o cotidiano das pessoas. “Vemos vários problemas nos meios de comunicação, especialmente relacionados à política, como por exemplo, as notícias em torno do processo de impeachment. Para coberturas assim, a mídia deve ser extremamente bem pensada, discutida e democratizada” afirma.

Os dois outros convidados, Rikardo Sékula e Ana Paula Bourscheid, são mestrandos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), autores de artigos do livro “Questões para um jornalismo em crise”. Sékula fez uma reflexão sobre a nova linguagem e discurso inserido atualmente nas esferas midiáticas, percebidos em sua pesquisa “Os memes como contraponto aos discursos da grande mídia”. Já o estudo de Bourscheid traz uma visão sobre as “Novas narrativas jornalísticas e modelos de negócios para o jornalismo”, com enfoque no tema “News games”, uma nova maneira do jornalismo se inserir em um ambiente antes usado para o entretenimento. “Indagar assuntos atuais e de interesse público é de suma importância para o crescimento profissional. Como jornalistas precisamos aproveitar esses momentos. Se os debates não forem feitos agora, na graduação, dificilmente oportunidades como essa aparecerão no mercado”, acentuou Ana.

Na visão do coordenador, Vagner Dalbosco, esta aula integrada em especial, proporcionou o retorno dos egressos e provou que é possível evoluir no conhecimento, buscando uma reflexão crítica que resulte no surgimento de novos formatos jornalísticos. “Constitui-se em um momento de valorização dos egressos e de integração com os atuais estudantes, demonstrando que há uma possibilidade de continuidade dos estudos após a graduação”, declarou.

Ao final da aula integrada foi apresentada a próxima ação comemorativa dos 18 anos do curso. O Seminário de Atualidades, com a temática “Estado, democracia e sociedade”, acontece de 17 a 19 de maio e está com suas inscrições abertas, à comunidade acadêmica e público em geral, até o dia 13 de maio.

Enviar Comentário