O NUCLEO DE INICIAÇÃO CIENTIFCA CIDADANIA E JUSTIÇA NA ÁMERICA LATINA acredita que a pesquisa proporciona um profundo aperfeiçoamento formativo, assim, desde 2010 vem desenvolvendo atividades voltadas à reflexão critica e a produção do conhecimento objetivando propor alternativas para a realidade existente, gerando mudanças, tanto no campo do pensamento quanto da prática cotidiana.
Neste ano o Núcleo volta suas investigações para as populações indígenas no âmbito do novo constitucionalismo latino-americano. Tendo em vista que a presença e atuação indígena é cada vez mais visível e marcante nos cenários políticos nacionais e internacionais, demonstrando que estes povos, historicamente oprimidos, alijados do poder decisório, assumem posição de atores políticos na reinvenção do espaço público e mesmo do Estado como experimentalismo dentro do novo paradig­ma de direito O Grupo de Pesquisa será aberto a todos que tenham interesse pela temática, e comprometimento com o crescimento continuo e a rentabilidade das pesquisas.

Objetivos
Formar um grupo solido de estudantes da graduação, professores e demais interessados em investigar e debater a temática geral. Promover a formação de novos constitucionalistas com base em uma fundamentação democrática. Oferecer recursos bibliográficos para futuras pesquisas. Apoiar a participação, publicação e divulgação da produção científica.

Organização
O grupo de pesquisa terá encontros mensais com a presença dos Orientadores para debater textos em comum, encaminhar orientação individual e planejar outras atividades. Outros encontros esporádicos ocorrerão entre os pesquisadores para o bom desempenho da pesquisa.