Laboratório de Testes de Software sedia workshop nacional

A Unochapecó, por intermédio do Laboratório de Testes de Software, sediou workshop nacional entre Secretarias da Fazenda (Sefaz) e órgãos técnicos credenciados para testes dos aplicativos PAF-ECF de desenvolvedores. Foram debatidas informações relacionadas ao roteiro de teste de programas de computadores PAF-ECF e Retaguarda, descritos na nova especificação de requisitos que entrou em vigor em junho deste ano e contém regras e permissões do Programa Aplicativo Fiscal – Emissor de Cupom Fiscal (PAF-ECF), software que emite cupom fiscal no varejo.

No evento foi formado um subgrupo que auxiliará no desenvolvimento e orientações sobre o projeto piloto de Santa Catarina para emissão dos laudos técnicos em formato XML (linguagem de marcação para a criação de documentos como textos, banco de dados ou desenhos vetoriais)  ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), em Brasília. Os órgãos técnicos credenciados, Unochapecó e Universidade Regional de Blumenau (Furb), passarão a integrar o grupo de revisão, melhorias e aprimoramentos a serem adotados para emissão dos laudos à Secretaria da Fazenda.

Estiveram presentes no encontro, que ocorreu pela primeira vez em Chapecó, representantes de 12 órgãos técnicos (OTC’s) de instituições de todo o país. “Esta é a primeira vez que o evento Workshop Nacional entre Secretarias da Fazenda e Órgãos Técnicos Credenciados é realizado em uma cidade que não seja capital, ressaltando a importância do encontro bem como a oportunidade de se debater assuntos da legislação atual no cenário da automação comercial”, destacou o professor Radamés Pereira, coordenador do Laboratório de Testes de Software da Unochapecó.

Durante o evento, realizado nos dias 10 e 11 de outubro, foram debatidos temas como a análise de PAF-ECF para restaurantes, padronização do laudo no formato XML, tratamento de documentos fiscais e auxiliares (DAV) emitidos por sistemas de retaguarda e também mecanismos de segurança para instalação e habilitação do PAF-ECF para uso do contribuinte. Além disso, foram abordadas as novas exigências para PAF-ECF que atende postos de combustíveis com as implementações de novas regras e relatórios gerenciais a serem impressos.

Fonte: http://www.unochapeco.edu.br/noticias/laboratorio-de-testes-de-software-sedia-workshop-nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.