Lombalgia inespecífica em escolares de 13 a 15 anos

Autores

  • Jéferson Marchesini
  • Solange Maria Bertol Copetti

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2013.v1.n2.1551

Palavras-chave:

Indústria de Livros. Crítica Literária. Discurso

Resumo

Introdução: a lombalgia inespecífica define-se como dor sem causa identificável, afetandouma parte considerável da população. Essa condição, por sua vez, possui sérias repercussõessobre diferentes níveis (funcional, psicossocial e socioeconômico), sendo a população jovemespecial e comumente acometida. Objetivo: o objetivo deste estudo é verificar a existênciafator lombalgia inespecífica em escolares com faixa etária de 13 a 15 anos no primeiro semestreletivo de 2010, assim como levantar possíveis causas. Método: foi realizada pesquisa dotipo descritiva e quantitativa. A amostra foi composta por noventa participantes com idadeentre de 13 e 15 anos, dos sexos masculino e feminino. O material de coleta de dados foium questionário contendo 16 questões, as quais passaram por um processo de validação.Resultados: de acordo com o questionário, 10% dos participantes, todos do sexo feminino,tiveram lombalgia inespecífica. O fator dor foi apontado em outras regiões do corpo por53,33% da amostra e 33,67% da amostra não tiveram fator dor. Conclusão: a pesquisaapontou um número pequeno de adolescentes com lombalgia inespecífica, correspondendosomente a 10% dos entrevistados. Foi possível apontar, com base na literatura, prováveisfatores que podem gerar a lombalgia inespecífica.

Biografia do Autor

Jéferson Marchesini

Bacharel do curso de Graduação em Fisioterapia da Faculdade de Pato Branco.

Solange Maria Bertol Copetti

Docente do curso de Graduação em Fisioterapia da Faculdade de Pato Branco. Mestre emEducação, Área de Políticas Públicas, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Downloads

Como Citar

MARCHESINI, J.; COPETTI, S. M. B. Lombalgia inespecífica em escolares de 13 a 15 anos. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 1, n. 2, p. 57–64, 2013. DOI: 10.22298/rfs.2013.v1.n2.1551. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/1551. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos