Importância do fortalecimento da musculatura pélvica na qualidade de vida de mulher com incontinência urinária aos esforços

Autores

  • Daiane Biason Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Vanessa Sebben Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Caren Thais Piccoli Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2013.v1.n0.1748

Palavras-chave:

Metanálise. Avaliação crítica da literatura internacional. Pesquisa metodológica.

Resumo

Introdução: A incontinência urinária de esforço (IUE), definida por queixa de perda involuntária de urina após tosse, espirro ou esforço  físico, é a mais prevalente na população em geral. Objetivo: Verificar   alternativas à melhoria da IUE através da atuação da Fisioterapia  melhorando a qualidade de vida desses pacientes. Metodologia: Esta pesquisa se caracteriza por um estudo de caso que apresenta uma  análise qualitativa e descritiva. O caso a ser estudado envolve uma  mulher de 58 anos, o qual realizou 9 sessões de fisioterapia, duas  vezes por semana, com duração de 50 minutos cada sessão, na  Clínica  Escola de Fisioterapia da URI. A paciente foi submetida a uma   avaliação da qualidade de vida utilizando o questionário      denominado International Consultation on Incontinence Questionnaire  - Short Form (ICIQ-SF). Após, a intervenção fisioterapêutica utilizada  foi composta por exercícios de cinesioterapia (conscientização e série  de Kegel) com cones vaginais realizados em 12 séries, divididos em  fibras tipo I e II e eletroestimulação. Resultados: Observou-se  aumento da força da musculatura do assoalho pélvico (MAP), tanto da  musculatura superficial quanto da musculatura profunda e também   aumento  da resistência da mesma. Quanto ao questionário sobre a  qualidade de vida, não houve mudanças. Conclusão: A prática dos    exercícios foram essenciais para a reeducação e fortalecimento dos  músculos do assoalho pélvico.  

Downloads

Como Citar

BIASON, D.; SEBBEN, V.; PICCOLI, C. T. Importância do fortalecimento da musculatura pélvica na qualidade de vida de mulher com incontinência urinária aos esforços. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 1, p. 29–34, 2013. DOI: 10.22298/rfs.2013.v1.n0.1748. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/1748. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos