Polimedicação e doenças crônicas apresentadas por idosos de uma instituição de longa permanência

Autores

  • Luana Cecchin Universidade de Passo Fundo UPF/RS.
  • Alisson Padilha de Lima Universidade de Passo Fundo UPF/RS.
  • Camila Tomicki Universidade de Passo Fundo UPF/RS.
  • Marilene Rodrigues Portella Universidade de Passo Fundo UPF/RS.

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2014.v2.n1.2480

Resumo

Introdução: Os efeitos prejudiciais envolvendo medicamentos pela população idosa impulsionam pesquisas para desenvolvimento e aplicação de diversos métodos e instrumentos para identificar padrões inadequados de prescrição e uso. Objetivo: Avaliar a polimedicação e as doenças crônicas apresentadas por idosos de uma instituição de longa permanência. Materiais e Métodos: Estudo transversal, por meio de análise de prontuários de todos os pacientes acima de 60 anos em uma instituição de longa permanência para idosos, para a classificação dos medicamentos foi adotado os Critérios de Beers versão 2012, que classifica os medicamentos potencialmente inapropriados para idosos. Resultados: Foram avaliados 47 idosos com média de 77,68 anos com média de 6,32 medicamentos ao dia por idoso, sendo que destes 55,31% utilizavam medicamentos potencialmente inapropriados. Conclusão: Esses resultados indicam a necessidade da adoção de estratégias como a implantação de protocolos clínicos, mudanças no ensino médico e acompanhamento multiprofissional dos pacientes idosos, para evitar a automedicação e prescrição de medicamentos potencialmente inapropriados para a população idosa. 

Biografia do Autor

Luana Cecchin, Universidade de Passo Fundo UPF/RS.

Graduanda do Curso de Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq.

Alisson Padilha de Lima, Universidade de Passo Fundo UPF/RS.

Educador Físico, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo UPF/RS. Bolsista Pesquisador PROSUP/CAPES.

Camila Tomicki, Universidade de Passo Fundo UPF/RS.

Educadora Física, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo UPF/RS. Bolsista Pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS.

Marilene Rodrigues Portella, Universidade de Passo Fundo UPF/RS.

Enfermeira, Coordenadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo UPF/RS.

Downloads

Publicado

2015-08-26

Como Citar

CECCHIN, L.; LIMA, A. P. de; TOMICKI, C.; PORTELLA, M. R. Polimedicação e doenças crônicas apresentadas por idosos de uma instituição de longa permanência. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 2, n. 1, p. 25–32, 2015. DOI: 10.22298/rfs.2014.v2.n1.2480. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/2480. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos