Atividade elétrica muscular em paciente com ataxia de Friedreich – estudo de caso

Autores

  • Iassana Biasi Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó.
  • Miriane Gava Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó.
  • Josilene S. Conceição Kaminski Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
  • Franciane Barbieri Fiório Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2015.v3.n1.3014

Palavras-chave:

Patrimônio Cultural

Resumo

Introdução: a Ataxia de Friedreich é uma doença neurodegenerativa progressiva, de herança autossômica recessiva, e com início precoce. A manifestação predominante é a incoordenação motora ocasionada devido o acometimento do cerebelo. Objetivos: este estudo tem como objetivo verificar se há diferença na atividade elétrica muscular do deltoide e tríceps braquial de um paciente com Ataxia de Friedreich, durante a realização de flexão do ombro, quando o exercício é realizado com facilitação e, com e sem consciência corporal.  Materiais e Métodos: o estudo foi realizado com um paciente de 61 anos com diagnóstico clínico de Ataxia de Friedreich. Realizou-se análise da atividade eletromiográfica dos músculos deltoide e tríceps braquial durante a realização da flexão de ombro em três diferentes formas (com facilitação pelo fisioterapeuta, e com e sem consciência corporal). Resultados: houve maior magnitude da atividade elétrica muscular nos músculos deltóide e tríceps braquial durante a tarefa de flexão do ombro realizada sem consciência corporal em comparação com as outras formas de realização. Conclusão: conclui-se que há diferença na atividade elétrica muscular do deltoide e tríceps braquial de acordo com a tarefa realizada. A magnitude da atividade elétrica é maior no movimento de flexão sem consciência corporal, porém os movimentos realizados com consciência corporal e com facilitação foram mais coordenados.

Biografia do Autor

Iassana Biasi, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó.

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó.

Miriane Gava, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó.

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó.

Josilene S. Conceição Kaminski, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Fisioterapeuta. Mestre em fisioterapia, Profa. do Curso de Fisioterapia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Franciane Barbieri Fiório, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Fisioterapeuta. Doutora em Ciências da Reabilitação, Profa. do Curso de Fisioterapia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).

Downloads

Publicado

2015-12-18

Como Citar

BIASI, I.; GAVA, M.; KAMINSKI, J. S. C.; FIÓRIO, F. B. Atividade elétrica muscular em paciente com ataxia de Friedreich – estudo de caso. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 3, n. 1, p. 11–17, 2015. DOI: 10.22298/rfs.2015.v3.n1.3014. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/3014. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos