Qualidade de vida dos servidores em processo de envelhecimento - IFPR Campus Palmas

Autores

  • Cezar Grontowski Ribeiro Instituto Federal do Paraná IFPR – Campus Palmas.
  • Aline Mati Shimosaka Instituto Federal do Paraná IFPR– Campus Palmas.
  • David da Costa Instituto Federal do Paraná IFPR – Campus Palmas.

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2015.v3.n2.3180

Palavras-chave:

Guiné-Bissau. Desenvolvimento. Educação Superior.

Resumo

Introdução: todo ano cerca de 650 mil brasileiros ingressam na chamada terceira idade. Atualmente, percebe-se maior prevalência de doenças crônico-degenerativas, interferindo na qualidade de vida (QV) desses idosos. Objetivo: verificar a QV do servidor federal que se encontra na fase da senescência, atuante em instituição situada no sul do Estado do Paraná. Materiais e métodos: participaram do estudo 36 servidores docentes, técnicos administrativos e terceirizados, de ambos os sexos, com faixa etária entre 40 e 57 anos. Os dados foram obtidos por meio do Whoqol-bref (avaliação da qualidade de vida), IPAQ (avaliação do nível de atividade física) e Questionário da ABEP (avaliação da condição socioeconômica). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Pesquisa e Extensão. Resultados: observa-se que o nível de condição econômica parece ser fundamental na concepção da QV dos sujeitos, apresentando índices melhores em indivíduos com maior poder de renda. O nível de atividade física não se mostrou interferente na percepção da QV para essa população. A proximidade da velhice não parece ser ainda um fator que interfere nas percepções de QV dos sujeitos da pesquisa. Conclusão: A atividade física não apresentou interferência, ao passo que a renda se mostrou fundamental para índices mais positivos de QV.

 

Biografia do Autor

Cezar Grontowski Ribeiro, Instituto Federal do Paraná IFPR – Campus Palmas.

Educador Físico. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó-SC. Coordenador do curso de Educação Física do Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas. Coordenador do Projeto Melhoria da Saúde e Qualidade de Vida no IFPR Campus Palmas.

Aline Mati Shimosaka, Instituto Federal do Paraná IFPR– Campus Palmas.

Acadêmica do curso de Educação Física do Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas. Bolsista de Iniciação Cientifica do Projeto Melhoria da Saúde e Qualidade de Vida no IFPR Campus Palmas (PIBIC-FA).

David da Costa, Instituto Federal do Paraná IFPR – Campus Palmas.

Acadêmico do curso de Educação Física do Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas. Bolsista de Iniciação Cientifica do Projeto Melhoria da Saúde e Qualidade de Vida no IFPR Campus Palmas (PIBIC-FA).

Downloads

Publicado

2016-04-26

Como Citar

RIBEIRO, C. G.; SHIMOSAKA, A. M.; DA COSTA, D. Qualidade de vida dos servidores em processo de envelhecimento - IFPR Campus Palmas. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 3, n. 2, p. 13–23, 2016. DOI: 10.22298/rfs.2015.v3.n2.3180. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/3180. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos