Fortalecimento da musculatura expiratória na esclerose múltipla: relato de caso

Autores

  • Carine Caldatto Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim.
  • Fernanda Dal’Maso Camera Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim.
  • Elvis Wisniewski Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim.
  • Márcia Bairros de Castro Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim.
  • Miriam Salete Wilk Wisniewski Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2015.v3.n2.3181

Palavras-chave:

Relação educativa. Contexto hospitalar. Qualidade de vida.

Resumo

Introdução: a esclerose múltipla é uma doença crônica do sistema nervoso central, caracterizada por múltiplas áreas de inflamação, desmielinização e formação de cicatrizes gliais na substância branca. Diminuição no volume pulmonar, na capacidade vital, na resistência respiratória e na eficiência do mecanismo da tosse estão entre as principais causas de morbimortalidade. Objetivo: verificar os efeitos do fortalecimento muscular expiratório em um indivíduo com diagnóstico de esclerose múltipla do tipo remitente-recorrente. Materiais e métodos: a avaliação contou com anamnese, seguida dos testes de manovacuometria, espirometria e pico de fluxo expiratório. A intervenção deu-se numa frequência semanal, 2x/sem, durante dez semanas, utilizando o aparelho Threshold PEP®. O treinamento foi realizado em seis séries de dez exercícios. A reavaliação ocorreu em dois momentos, imediatamente após o término das vinte intervenções e após trinta dias da mesma. Resultados: houve 45 % de aumento na pressão inspiratória máxima, 60 % da pressão expiratória máxima após 30 dias da intervenção e o pico de fluxo expiratório mostrou-se com valor aproximadamente 30 % superior em comparação a avaliação inicial. Conclusão: o treinamento muscular expiratório proporcionou melhora da condição respiratória indicando a importância da implementação desta terapia, de forma precoce, na esclerose múltipla.

 

Biografia do Autor

Carine Caldatto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim.

Fisioterapeuta pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim. 

Fernanda Dal’Maso Camera, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim.

Fisioterapeuta, Mestre, Docente do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim. 

Elvis Wisniewski, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim.

Fisioterapeuta, Mestre, Docente do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim.

Márcia Bairros de Castro, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim.

Fisioterapeuta, Mestre, Docente do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim.

Miriam Salete Wilk Wisniewski, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim

Fisioterapeuta, Doutora, Docente do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim.

Downloads

Publicado

2016-04-26

Como Citar

CALDATTO, C.; CAMERA, F. D.; WISNIEWSKI, E.; DE CASTRO, M. B.; WISNIEWSKI, M. S. W. Fortalecimento da musculatura expiratória na esclerose múltipla: relato de caso. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 3, n. 2, p. 25–32, 2016. DOI: 10.22298/rfs.2015.v3.n2.3181. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/3181. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos