Estudo comparativo: Ultrassom e drenagem linfática manual associando THERAPY TAPING® na redução da circunferência abdominal

Autores

  • Jéssica Lopes de Souza Universidade Braz Cubas
  • Pedro Vinicius Nabeiros Martins Universidade Braz Cubas – UBC – Mogi das Cruzes – SP.
  • Ricardo Mingorance Universidade Braz Cubas – UBC – Mogi das Cruzes – SP.
  • Márcia Regina Pinez Mendes Universidade Braz Cubas – UBC – Mogi das Cruzes – SP.
  • Laila Moussa Universidade Braz Cubas – UBC – Mogi das Cruzes – SP.

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2015.v3.n2.3238

Resumo

Introdução: O público feminino a Fisioterapia Dermatofuncional com a expectativa de resultados para seus problemas relacionados à estética como a lipodistrofia localizada que é o acúmulo regional de tecido adiposo. Objetivos: Comparar os efeitos do ultrassom e drenagem linfática manual associado a Therapy Taping® na redução da circunferência abdominal. Materiais e métodos: Estudo com 6 indivíduos do gênero feminino divididos em dois grupos, um submetido ao ultrassom associado a drenagem linfática manual. O outro submetido ao ultrassom, drenagem linfática manual e Therapy Taping®. Para verificar o efeito do Therapy Taping® a aplicação foi em forma de “teia”, através do direcionamento da bandagem no sentido do retorno linfático. No total foram 12 atendimentos, duas vezes por semana para cada indivíduo e média de 60 minutos para cada sessão. A perimetria foi realizada em: nível da cicatriz onfálica, 3 cm acima e 3 cm abaixo, avaliadas antes da 1ª sessão e após a 12ª. Resultados: Com o protocolo foi constatados resultados nas reduções em centímetros da região da cicatriz onfálica e acima. Quando comparados os resultados de redução através de porcentagem, o grupo 2 apresentou redução superior apenas em área de cicatriz onfálica. Conclusão: Com isto concluiu-se que o Therapy Taping® não influenciou na redução da circunferência abdominal.  A amostra foi pequena, o que pode ter influenciado nos resultados. Saliente-se que mediante pesquisas realizadas não foram encontrados estudos do tipo experimental intervencionista com o tema proposto, sendo este um trabalho inovador ampliando o campo de ideias para composição de novos estudos.

 

Palavras-chave: Lipodistrofia; Terapia Manual; Circunferência Abdominal.

Biografia do Autor

Jéssica Lopes de Souza, Universidade Braz Cubas

Área: Saúde

Fisioterapia

Pedro Vinicius Nabeiros Martins, Universidade Braz Cubas – UBC – Mogi das Cruzes – SP.

Acadêmico do curso de Fisioterapia da Universidade Braz Cubas – UBC – Mogi das Cruzes – SP.

Ricardo Mingorance, Universidade Braz Cubas – UBC – Mogi das Cruzes – SP.

Acadêmico do curso de Fisioterapia da Universidade Braz Cubas – UBC – Mogi das Cruzes – SP.

Márcia Regina Pinez Mendes, Universidade Braz Cubas – UBC – Mogi das Cruzes – SP.

Fisioterapeuta, Mestre em Educação e Desenvolvimento Humano – UNICAMP; Profª do Curso de Fisioterapia da Universidade Braz Cubas – UBC – Mogi das Cruzes – SP.

Laila Moussa, Universidade Braz Cubas – UBC – Mogi das Cruzes – SP.

Fisioterapeuta, Mestre em Ciências do Movimento - UNG; Profª do Curso de Fisioterapia da Universidade Braz Cubas – UBC – Mogi das Cruzes – SP.

Downloads

Publicado

2016-06-29

Como Citar

DE SOUZA, J. L.; MARTINS, P. V. N.; MINGORANCE, R.; MENDES, M. R. P.; MOUSSA, L. Estudo comparativo: Ultrassom e drenagem linfática manual associando THERAPY TAPING® na redução da circunferência abdominal. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 3, n. 2, p. 59–67, 2016. DOI: 10.22298/rfs.2015.v3.n2.3238. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/3238. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos