A importância da prática regular de exercícios físicos para manutenção do sono e memória em mulheres donas de casa acima dos 50 anos de idade

Autores

  • João Paulo Alves do Couto Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia - Unesulbahia.
  • Simone Giovaneli Camata Centro Universitário do Espírito Santo/ES.

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2016.v4.n2.3506

Resumo

Introdução: O processo de envelhecimento fisiológico não ocorre de forma igual no corpo humano, cada sistema responde de forma particular ao envelhecimento. O sistema nervoso central é o que sofre maiores alterações, sendo que o declínio da capacidade cognitiva, da memória e também do ciclo sono-vigília são os principais fatores alterados. Objetivo: avaliar a qualidade do sono e memória de todas as participantes pela aplicação do Miniexame do Estado Mental e Escala de sono de Epworth e comparar quais grupos apresentam melhor capacidade de memória e qualidade de sono. Materiais e métodos: Foi realizado o estudo com 60 mulheres, divididas em 3 grupos de 20 pessoas: grupo sedentárias, grupo praticantes de atividade física há um ano e grupo praticantes de atividade física há mais de dois anos. Os participantes tinham idade entre a 50 e 75 anos, com escolaridade igual ou inferior a quarta série do Ensino Fundamental. Resultados: melhores desempenhos tanto no teste Minimental como na escala de Epworth das participantes ativas em relação às sedentárias e também melhores resultados entre as participantes que realizam atividade física há mais de dois anos em relação às que praticam há apenas um ano. Conclusão: o estudo indica os efeitos benéficos do exercício físico sobre a melhora da qualidade de sono, memória e qualidade de vida.

Palavras-chave: Memória; Sono; Atividade física.

Biografia do Autor

João Paulo Alves do Couto, Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia - Unesulbahia.

Possui graduação em Fisioterapia pela Escola Superior de Ensino Helena Antipoff (2003). Atualmente é professor, professor e Coordenador do curso de fisioterapia da União de Educação e Cultura de Eunápolis e professor do curso de enfermagem da União de Educação e Cultura de Eunápolis. Mestre em Engenharia Biomédica, Doutor em Engenharia Biomédica , atuando principalmente nos seguintes temas: gerontologia, reumatologia, fisiologia do exercíco, disfunção temporomadibular e promoção da sáude.

Simone Giovaneli Camata, Centro Universitário do Espírito Santo/ES.

Graduação em Fisioterapia. 

Downloads

Publicado

2017-05-29

Como Citar

DO COUTO, J. P. A.; CAMATA, S. G. A importância da prática regular de exercícios físicos para manutenção do sono e memória em mulheres donas de casa acima dos 50 anos de idade. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 4, n. 2, p. 30–37, 2017. DOI: 10.22298/rfs.2016.v4.n2.3506. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/3506. Acesso em: 20 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos