O uso da acupuntura antes, durante e após a gestação: Uma revisão integrativa

Autores

  • Aniele da Costa Faculdade de Tecnologia Ibrate
  • Sandra Silvério - Lopes Faculdade de Tecnologia Ibrate
  • Vanessa da Silva Corralo Universidade da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) Área de Ciências da Saúde
  • Clodoaldo Antônio De Sá Universidade da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) Área de Ciências da Saúde http://orcid.org/0000-0001-7409-8870
  • Sedinei Lopes Copatti Unochapecó
  • Sabrina Lencina Bonorino Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2017.v5.n2.3725

Resumo

Introdução: Nos últimos anos, as práticas integrativas e complementares têm sido propostas como possibilidades de intervenção sobre as intercorrências associadas à gestação. Dentre as diversas técnicas, a acupuntura tem alcançado cada vez mais respaldo no ocidente. Objetivo: Analisar as produções científicas sobre o uso da acupuntura antes, durante e após a gestação, considerando os efeitos dessa intervenção. Materiais e Métodos: Revisão integrativa sobre o uso da acupuntura no período pré, durante e pósgestacional, realizada em dezembro de 2016 nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), através do cruzamento dos descritores: “Acupuntura” or “Medicina Tradicional Chinesa” and “Gestação” or “Gravidez” or “Obstetrícia”, nos idiomas português e inglês, publicados no período de 2000 a 2016. Resultados: Foram analisados 23 estudos que avaliaram o uso da acupuntura no tratamento da dor pélvica e lombar, infertilidade e fertilização, náuseas e vômito, ansiedade, depressão e insônia, além dos efeitos adversos como aborto e indução ao parto. Conclusão: A acupuntura é uma alternativa eficaz no tratamento de diversas afecções durante a gestação, porém são necessários mais estudos para comprovar seus potenciais efeitos.

Biografia do Autor

Aniele da Costa, Faculdade de Tecnologia Ibrate

Especialista em acupuntura pela Faculdade de Tecnologia Ibrate

Sandra Silvério - Lopes, Faculdade de Tecnologia Ibrate

Graduada em Farmácia e Bioquímica e Fisioterapia. Mestra em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Doutora em Ciências do Desporto pela Universidade de Trásos-Montes e Alto Douro (UTAD). Docente e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Acupuntura da Faculdade de Tecnologia Ibrate.

Vanessa da Silva Corralo, Universidade da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) Área de Ciências da Saúde

Farmacêutica. Mestra e Doutora em Bioquímica Tóxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pós-Doutora também pela UFSM. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Clodoaldo Antônio De Sá, Universidade da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) Área de Ciências da Saúde

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre e Doutor em Ciência do Movimento Humano pela UFSM. Pós-Doutor pela Universidade de Córdoba – Espanha. Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Sedinei Lopes Copatti, Unochapecó

Graduado em Educação Física licenciatura plena pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Sabrina Lencina Bonorino, Unochapecó

Graduada em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil, Mestra em Ciências da Saúde pela Universidade  Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Downloads

Publicado

2018-06-13

Como Citar

COSTA, A. da; LOPES, S. S. .-.; CORRALO, V. da S.; DE SÁ, C. A.; COPATTI, S. L.; BONORINO, S. L. O uso da acupuntura antes, durante e após a gestação: Uma revisão integrativa. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 5, n. 2, p. 13–26, 2018. DOI: 10.22298/rfs.2017.v5.n2.3725. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/3725. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos