Avaliação do controle postural e sua relação com o hemisfério acometido no acidente vascular cerebral

Autores

  • Valéria Prestes Azolin Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Ana Lúcia Cervi Prado Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2018.v6.n1.3772

Palavras-chave:

Depressão infantil. Contexto Escolar. Educador

Resumo

Contextualização: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma perturbação neurológica que ocasiona assimetria na distribuição de peso entre os hemicorpos e consequente dificuldade no controle postural. As diferenças funcionais entre os hemisférios cerebrais originam características distintas neste controle postural, e isso deve ser observado nos tratamentos fisioterapêuticos para melhorar esse déficit. Objetivo: Relacionar o controle postural com o hemisfério acometido no AVC. Métodos: Pesquisa descritiva, transversal do tipo estudo de caso com participantes de um grupo de atenção a hemiplégicos. Foram utilizados: Ficha de Registro dos Pacientes, Escala de Equilíbrio de Berg (EEB), Escala de Deficiência de Tronco (EDT) e Timed Up and Go(TUG). Os dados de caracterização da amostra e as variáveis provenientes dos testes de controle postural foram analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: Foram incluídos oito sujeitos participantes do grupo. Embora os resultados não permitam inferir diferença estatisticamente significativa, parece haver evidências de que sujeitos com HCD afetado apresentam maior dificuldade no controle postural em relação a sujeitos com lesão no HCE. Conclusões: No presente estudo, indivíduos com lesão no HCD tiveram escores maiores que os HCE, isso sugere que esses indivíduos têm maiores déficits de controle postural, o que repercute sobre as suas atividades de vida diária e, também, na escolha de um tratamento fisioterapêutico adequado.

Biografia do Autor

Valéria Prestes Azolin, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Fisioterapeuta. Pós-graduada em Reabilitação Físico Motora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Ana Lúcia Cervi Prado, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

Fisioterapeuta. Mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB). Atua como docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2018-12-05

Como Citar

AZOLIN, V. P.; PRADO, A. L. C. Avaliação do controle postural e sua relação com o hemisfério acometido no acidente vascular cerebral. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 6, n. 1, p. 13–20, 2018. DOI: 10.22298/rfs.2018.v6.n1.3772. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/3772. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos