Percepção de saúde e intensidade da dor de cuidadores de idosos com Alzheimer associado ao tempo de cuidado.

Autores

  • Rosane Paula Nierotka Universidade Comunitária da Região de Chapecó -Unochapecó.
  • Marilene Rodrigues Portella Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2017.v5.n2.4300

Palavras-chave:

Voz. Disfonia, Qualidade de Vida, Educadores, Emoções..

Resumo

Introdução: Na velhice há maior prevalência das doenças crônicas, entre elas as demências, que exigem altos níveis de cuidados. Sendo assim, o cuidador merece atenção tanto/quanto o próprio idoso. Objetivo: Analisar a percepção de saúde e intensidade da dor de cuidadores de idosos com Doença de Alzheimer (DA) associado ao tempo de cuidado. Materiais e Métodos: Estudo quantitativo, transversal e descritivo, estatística descritiva estabelecendo média, desvio padrão e frequência. Com 41 cuidadores de idosos com Alzheimer. Os instrumentos utilizados foram o Questionário de Perfil da Família Cuidadora, para conhecer a percepção de saúde; já para a determinação da intensidade da dor, foi aplicado o Inventário Breve da Dor (BPI – Brief Pain Inventory). Resultados: O maior tempo dedicado ao cuidado parece interferir na percepção de saúde dos cuidadores, principalmente se comparada com outras pessoas da mesma idade. O grupo de cuidadores que não tem dor ou relata intensidade leve tem uma percepção de saúde melhor. Conclusão: Sugere a realização de ações voltadas à saúde que ofereçam suporte e apoio a esta população para minimizar os impactos dessa função na vida do cuidador.

Biografia do Autor

Rosane Paula Nierotka, Universidade Comunitária da Região de Chapecó -Unochapecó.

Fisioterapeuta. Mestra em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Marilene Rodrigues Portella, Universidade de Passo Fundo

Enfermeira. Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atua como professora titular da Universidade de Passo Fundo.

Downloads

Publicado

2018-06-13

Como Citar

NIEROTKA, R. P.; PORTELLA, M. R. Percepção de saúde e intensidade da dor de cuidadores de idosos com Alzheimer associado ao tempo de cuidado. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 5, n. 2, p. 3–12, 2018. DOI: 10.22298/rfs.2017.v5.n2.4300. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/4300. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos