Exercício físico e capacidade cognitiva em idosos

Autores

  • Marzo Edir Da Silva Grigoletto Universidade Federal de Sergipe (UFS) http://orcid.org/0000-0003-3338-1359
  • Antônio Gomes de Resende-Neto Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Juan Manuel Garcia-Manso ULPGC -ESPAÑA

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.v6i2.4742

Resumo

Introdução: Atualmente, uma das terapias mais eficazes e de baixo custo para reduzir os efeitos incapacitantes das doenças neurodegenerativas em idosos é o exercício físico. Entretanto, pouco se sabe sobre seus mecanismos de ação e benefícios sobre a Reserva Cognitiva (RC). Objetivo: Apresentar e discutir estudos sobre os efeitos do exercício físico sobre a morfologia e funcionalidade do cérebro humano e sugerir uma estruturação de programas para melhora da RC em idosos. Método: Trata-se de um artigo especial de opinião fundamentado em pesquisas nas bases de dados MEDLINE e Scholar Google, a fim de abordar os seguintes aspectos: (a) benefícios do exercício físico na RC e (b) como estruturar sessões respeitando os critérios de eficácia e funcionalidade. Resultados: Os principais benefícios do exercício estão relacionados ao aumento do fluxo sanguíneo cerebral, redução dos fatores risco cardiovascular, melhora da plasticidade sináptica e aumento no número de fatores de crescimento do cérebro. Dentre os aspectos a serem considerados na elaboração de tarefas específicas para estimulação cognitiva, temos: a análise do perfil de comprometimento neuropsicológico do indivíduo; a complexidade dos padrões de movimento; o estímulo a diferentes componentes da aptidão física e a análise subjetiva em termos de bem-estar psicológico e autoestima. Conclusão: Embora este artigo aponte para os efeitos positivos do exercício físico como uma estratégia eficaz no tratamento e na prevenção de doenças neurodegenerativas, pode-se afirmar que existe uma lacuna no campo do conhecimento acerca dos efeitos da atividade e/ou exercício físico a sobre a RC.

Biografia do Autor

Marzo Edir Da Silva Grigoletto, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutor em "Ciencias Aplicadas a la Actividad Física y el Deporte" e Pós-Doutor pelo Hospital Reina Sofia (Espanha). Foi professor com dedicação Exclusiva na "Universidad de Sevilla”, Espanha e Preparador Físico de Superliga. Atualmente, é Professor com Dedicação Exclusiva da Universidade Federal de Sergipe, e exerce a função de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Desempenha o encargo de Editor "in Chief" da "Revista Andaluza de Medicina del Deporte - (Elsevier)". Também é Líder do Functional Training Group, grupo de pesquisa de referência internacional no estudo de treinamento funcional a nível nacional e internacional. Autor de mais de 100 artigos científicos (peer review) e dos livros "Cross Training" , Treinamento Funcional para Idosos e Manual de Levantamento de Peso Olímpico na preparação física entre outros.

Antônio Gomes de Resende-Neto, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Departamento de Educação Física, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Brasil.

Juan Manuel Garcia-Manso, ULPGC -ESPAÑA

Departamento de Educación Física, Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC), España

Downloads

Publicado

2019-06-14

Como Citar

DA SILVA GRIGOLETTO, M. E.; DE RESENDE-NETO, A. G.; GARCIA-MANSO, J. M. Exercício físico e capacidade cognitiva em idosos. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 6, n. 2, p. 45–51, 2019. DOI: 10.22298/rfs.v6i2.4742. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/4742. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos