Instrumentos de avaliação utilizados para indivíduos com osteoartrite: uma revisão de literatura

Autores

  • Giselle Saldanha Chagas Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), Divinópolis, Minas Gerais, Brasil
  • Andrei Pereira Pernambuco Centro Universitário de Formiga/MG (UNIFOR), Formiga, Minas Gerais, Brasil. Universidade de Itaúna (UIT), Itaúna, Minas Gerais, Brasil.
  • Ludmilla Fernanda Silva Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), Divinópolis, Minas Gerais, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2019.v7.n2.4991

Resumo

Introdução: a osteoartrite (OA) é um distúrbio musculoesquelético caracterizado pela degeneração e perda da cartilagem articular cujos sintomas levam a alterações biomecânicas que podem acarretar perdas funcionais principalmente em atividades que envolvem habilidades manuais, mobilidade e transferências. O impacto dessas alterações varia de acordo com as necessidades, atividades de vida diária e ambiente em que o indivíduo está inserido. Objetivo: identificar publicações referentes aos testes funcionais e questionários utilizados para avaliação de indivíduos com OA. Metodologia: revisão de literatura após busca nas bases de dados eletrônicas Pubmed, Scielo eLilacs. A busca inicial resultou em 152 artigos. Após exclusão de referências duplicadas e leitura dos resumos e textos na íntegra, foram incluídos 24 artigos nesta revisão. Resultados: os instrumentos mais utilizados foram o teste funcional Timed up and go (TUG) e os questionários de autorrelato WOMAC, Lequesne e SACRAH. Considerações finais: os resultados demonstram que há grande disponibilidade de instrumentos para a avaliação da funcionalidade de indivíduos com osteoartrite, os quais possuem propriedades clinimétricas adequadas, estão disponíveis gratuitamente e permitem quantificar o nível funcional da população acometida.

 

Palavras-chave: Osteoartrite; Classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde; Inquéritos e questionários; Articulações.

 

Biografia do Autor

Giselle Saldanha Chagas, Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), Divinópolis, Minas Gerais, Brasil

Fisioterapeuta. Pós graduada em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Esportiva

Andrei Pereira Pernambuco, Centro Universitário de Formiga/MG (UNIFOR), Formiga, Minas Gerais, Brasil. Universidade de Itaúna (UIT), Itaúna, Minas Gerais, Brasil.

Fisioterapeuta. Mestre em Educação, Cultura e Organizações Sociais. Doutor em Biologia Celular. 

Ludmilla Fernanda Silva, Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), Divinópolis, Minas Gerais, Brasil

Fisioterapeuta. Pós graduada em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Esportiva

Publicado

2020-04-23

Como Citar

Chagas, G. S., Pernambuco, A. P., & Silva, L. F. (2020). Instrumentos de avaliação utilizados para indivíduos com osteoartrite: uma revisão de literatura. Revista FisiSenectus, 7(2), 80-92. https://doi.org/10.22298/rfs.2019.v7.n2.4991

Edição

Seção

Artigos