Correlação entre a aptidão física e os fatores de risco para doenças cardiovasculares em mulheres idosas

Correlation between physical fitness and risk factors for cardiovascular disease in elderly women

Autores

  • João Paulo Alves do Couto Unesulbahia Faculdade Intergradas Faculdade Pitágoras de Eunápolis
  • Severo Conopca JR Centro Universitário do Espírito Santo, UNESC, Brasil.
  • Silas dos Santos Marques Unesulbahia Faculdade Intergradas

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2020.v8.n1.5090

Palavras-chave:

Doenças cardiovasculares, Aptidão física , Geriatria

Resumo

Introdução: O envelhecimento promove alterações no sistema cardiovascular que poderá comprometer a aptidão física os idosos. Objetivo: Investigar a correlação entre a aptidão física e os fatores de risco para doenças cardiovasculares em mulheres idosas. Materiais e Métodos: Foram avaliadas 22 mulheres com idades entre 60 e 80 anos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do Idoso (SCFVI), do Centro de Referência de AssistÊncia Social (CREAS) da cidade de Eunápolis, Bahia. Foi utilizado o teste de correlação de Pearson para correlacionar a Aptidão Física Geral (ApF) com os Fatores de Risco (FR) e o teste de correlação de Spearman para correlacionar os FR com os domínios da Aptidão Física. Resultados: a média de idade foi de 70 anos (±6), 72,2% viúvas, 59% com ensino fundamental completo e 68,1% com Hipertensão Arterial Sitêmica (HAS) diagnosticada e em tratamento. 45,4% com Índice de Massa Corporal (IMC) classificado com sobrepeso, 68,2% com Circunferência abdominal aumentada substancialmente. A ApF regular foi a classificação mais frequente e sem apresentar correlação com os Fatores de Risco Para Doenças Cardiovasculares avaliados neste estudo. Conclusão: Não foi evidenciado presença de correlação entre os FR’s e o Ínice de Aptidão Física Geral (IAFG), contudo, alguns FR’s se correlacionaram com alguns domínios do IAFG. 

Palavras-chave: Doenças Cardiovasculares. Aptidão Física. Geriatria.

Biografia do Autor

João Paulo Alves do Couto, Unesulbahia Faculdade Intergradas Faculdade Pitágoras de Eunápolis

Possui graduação em Fisioterapia pela Escola Superior de Ensino Helena Antipoff (2003). Atualmente é professor, professor e Coordenador do curso de fisioterapia da União de Educação e Cultura de Eunápolis e professor de Ciencias Morfoduncionais do primeiro semstre do curso de Medicina da Faculdade Pitagoras de Eunápolis. Mestre em Engenharia Biomédica, Doutorando em Engenharia Biomédica , atuando principalmente nos seguintes temas: gerontologia, reumatologia, fisiologia do exercíco, disfunção temporomadibular e promoção da sáude.

Severo Conopca JR, Centro Universitário do Espírito Santo, UNESC, Brasil.

isioterapeuta, mestre em Bioengenharia (CAPES IV) pela Universidade Camilo Castelo Branco (UNICASTELO/SP); especialista em Fisioterapia Hospitalar com ênfase em Pnêumo-Funcional. Atualmente, docente no Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC).

Silas dos Santos Marques, Unesulbahia Faculdade Intergradas

Pós-graduando em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB); Pós-graduação em Fisioterapia Cardiorrespiratória com ênfase em UTI Adulto, Neonatal e Pediátrica. Com graduação em Fisioterapia - Unesulbahia. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Ortopedia e Traumatologia, e em Terapia Intensiva Adulto. NA pesquisa tem experiência principalmente nos seguintes temas: qualidade de vida, distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho, e envelhecimento.

Downloads

Publicado

2020-08-20

Como Citar

COUTO, J. P. A. do; CONOPCA JR, S.; MARQUES, S. dos S. Correlação entre a aptidão física e os fatores de risco para doenças cardiovasculares em mulheres idosas: Correlation between physical fitness and risk factors for cardiovascular disease in elderly women. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 8, n. 1, p. 34–48, 2020. DOI: 10.22298/rfs.2020.v8.n1.5090. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/5090. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos