Efeito de um protocolo baseado no Método Pilates sobre mobilidade, equilíbrio e risco de quedas em idosas da comunidade: ensaio clínico
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2019.v7.n2.5096Resumo
Introdução: entre os distúrbios ocorridos pelo processo de envelhecimento, o equilíbrio corporal pode ser afetado, o que gera grandes impactos na autonomia social, predispondo a queda e trazendo imobilidade corporal e medo de cair ao idoso. Entre as propostas de intervenção, surge o Método Pilates (MP) com o intuito de trabalhar e melhorar a força muscular, o equilíbrio e a postura. Objetivo: este estudo teve o propósito de analisar o efeito de um protocolo baseado no MP sobre a mobilidade, o equilíbrio e o medo de cair em idosas da comunidade. Materiais e Métodos: trata-se de um ensaio clínico controlado aleatorizado, do qual participaram 29 idosos do sexo feminino, sendo o grupo controle (GC) formado por 15 participantes e o grupo experimental (GE) por 14 participantes. Foram avaliados os dados sociodemográficos (idade, estado civil e escolaridade), os testes Timed up and Go (TUGT), Teste do Alcance Funcional (TAF) e a Escala de eficácia de quedas (FES-I-BRASIL). Após a intervenção com o protocolo baseado no MP, ambos os grupos foram reavaliados. Resultados: houve melhoras significativas no GE após a intervenção nos parâmetros do TUGT (p=0,003) e no FES-I-BRASIL (p=0,027), mas o resultado não foi significativo no teste TAF (p=0,237). Ao comparar o GC com o GE após a intervenção, verificaram-se diferenças significativas nos parâmetros TUGT (p=0,002) e TAF (p=0,030). Conclusão: o protocolo utilizado baseado no MP evidenciou melhoras na mobilidade, no medo de cair e também no equilíbrio em idosas da comunidade, demonstrando ser um método efetivo para a diminuição dos riscos de queda.
Palavras-chave: Acidentes por quedas; Equilíbrio postural; Técnicas de exercício e de movimento
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).