Efeito de um protocolo baseado no Método Pilates sobre mobilidade, equilíbrio e risco de quedas em idosas da comunidade: ensaio clínico

Autores

  • Laís Leite Ferreira Centro Universitário do Sul de Minas- UNIS/MG
  • Mônica Beatriz Ferreira Centro Universitário do Sul de Minas- UNIS/MG

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2019.v7.n2.5096

Resumo

Introdução: entre os distúrbios ocorridos pelo processo de envelhecimento, o equilíbrio corporal pode ser afetado, o que gera grandes impactos na autonomia social, predispondo a queda e trazendo imobilidade corporal e medo de cair ao idoso. Entre as propostas de intervenção, surge o Método Pilates (MP) com o intuito de trabalhar e melhorar a força muscular, o equilíbrio e a postura. Objetivo: este estudo teve o propósito de analisar o efeito de um protocolo baseado no MP sobre a mobilidade, o equilíbrio e o medo de cair em idosas da comunidade. Materiais e Métodos: trata-se de um ensaio clínico controlado aleatorizado, do qual participaram 29 idosos do sexo feminino, sendo o grupo controle (GC) formado por 15 participantes e o grupo experimental (GE) por 14 participantes. Foram avaliados os dados sociodemográficos (idade, estado civil e escolaridade), os testes Timed up and Go (TUGT), Teste do Alcance Funcional (TAF) e a Escala de eficácia de quedas (FES-I-BRASIL). Após a intervenção com o protocolo baseado no MP, ambos os grupos foram reavaliados. Resultados: houve melhoras significativas no GE após a intervenção nos parâmetros do TUGT (p=0,003) e no FES-I-BRASIL (p=0,027), mas o resultado não foi significativo no teste TAF (p=0,237). Ao comparar o GC com o GE após a intervenção, verificaram-se diferenças significativas nos parâmetros TUGT (p=0,002) e TAF (p=0,030). Conclusão: o protocolo utilizado baseado no MP evidenciou melhoras na mobilidade, no medo de cair e também no equilíbrio em idosas da comunidade, demonstrando ser um método efetivo para a diminuição dos riscos de queda.

Palavras-chave: Acidentes por quedas; Equilíbrio postural; Técnicas de exercício e de movimento

Biografia do Autor

Laís Leite Ferreira, Centro Universitário do Sul de Minas- UNIS/MG

Mestre em Biociências Aplicadas à Saúde pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal/MG). Especialista em Acupuntura pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal/MG) e em Cinesiologia, Biomecânica e Treinamento Físico pela Universidade Estácio de Sá/MG. Fisioterapeuta pelo Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS/MG).

Mônica Beatriz Ferreira, Centro Universitário do Sul de Minas- UNIS/MG

Mestre em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Especialista em Gerontologia pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (Unifesp/EPM). Especialista em Gestão Pública pelo IF Muzambinho. Especialista em Piscina Terapêutica pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Fisioterapeuta pela Universidade de Alfenas (Unifenas).

Downloads

Publicado

2020-04-23

Como Citar

FERREIRA, L. L.; FERREIRA, M. B. Efeito de um protocolo baseado no Método Pilates sobre mobilidade, equilíbrio e risco de quedas em idosas da comunidade: ensaio clínico. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 7, n. 2, p. 39–52, 2020. DOI: 10.22298/rfs.2019.v7.n2.5096. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/5096. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos