O uso da posição prona em pacientes com diagnóstico de COVID-19: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2020.v8.n1.5403

Palavras-chave:

Coronavírus, Fisioterapia, Decúbito Ventral

Resumo

Introdução: O novo coronavírus SARS-CoV-2 é uma doença que pode gerar uma série de complicações ao paciente infectado, o que requer desde terapias de oxigênio até intubação e ventilação mecânica invasiva nos casos que se tornam mais críticos e evoluídos da doença. O fisioterapeuta atua na melhora das respostas das vias aéreas e juntamente com a equipe realizam manobras de posicionamento em pronação dos pacientes com insuficiência respiratória. Objetivo: Identificar a utilização da posição prona para pacientes em ventilação mecânica com COVID-19. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática, elaborada através do protocolo PRISMA, referente às publicações dos últimos quatro meses sobre o uso da posição prona para pacientes em ventilação mecânica com COVID-19, através das bases de dados Medline, PubMed, Scielo, Science Direct e Springer. Resultados: Foram selecionados nove artigos que atenderam aos critérios da revisão. Especialistas apoiam a utilização da posição prona em pacientes com COVID-19. A manobra, quando realizada corretamente e por profissionais adequados, apresenta diversos benefícios, dentre eles, a otimização da oxigenação, melhorando o quadro do paciente. Conclusão: Segundo os artigos selecionados, após serem submetidos à posição prona, os pacientes demonstraram diminuição da mortalidade e melhora da oxigenação.

Palavras-chave: Coronavírus. Fisioterapia. Decúbito Ventral.

Biografia do Autor

Fernanda Emanuelle Viomar Rocha, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Discente do curso de Fisoterapia da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Felipe Figueiredo Moreira, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Discente do curso de Fisoterapia da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Dayana Carolina Ribeiro, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Discente do curso de Fisoterapia da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Ana Carolina Dorigoni Bini, UNICENTRO (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE)

Fisioterapeuta, docente do departamento de fisioterapia da UNICENTRO/PR. Doutoranda no Programa de Ciências Farmacêuticas.

Downloads

Publicado

2020-11-03 — Atualizado em 2020-11-30

Como Citar

ROCHA, F. E. V.; MOREIRA, F. F.; RIBEIRO, D. C.; BINI, A. C. D. O uso da posição prona em pacientes com diagnóstico de COVID-19: uma revisão sistemática. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 8, n. 1, p. 133–142, 2020. DOI: 10.22298/rfs.2020.v8.n1.5403. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/5403. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos