Comparação das técnicas de facilitação neuromuscular proprioceptiva na função respiratória de indivíduos com doença de Parkinson

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2020.v8.n1.5538

Palavras-chave:

Lugares sagrados, Monges Santos, Movimento do Contestado

Resumo

Introdução: A Doença de Parkinson (DP) é uma patologia crônica e neurodegenerativa, caracterizada pelo tremor, bradicinesia, rigidez e instabilidade postural, através da progressão da doença, de caráter multifatorial, o sistema respiratório apresenta disfunções. Objetivo: Comparar o efeito imediato da facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) respiratória e de escápula e pelve na função respiratória de indivíduos com doença de Parkinson. Materiais e métodos: Ensaio clínico randomizado, simples cego, realizado na Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade Luterana do Brasil-ULBRA/Canoas, com uma amostra de 12 indivíduos, com diagnóstico de Doença de Parkinson. Os mesmos assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e foram avaliados através do Miniexame do Estado Mental (MEEM), da escala de Hoehn e Yahr Modificada, capacidade inspiratória, pico de fluxo expiratório e pressões inspiratória e expiratória máximas. Após, foram alocados por sorteio em Grupo A (FNP respiratório) e Grupo B (FNP de escápula e pelve). Resultados: O FNP respiratório se mostrou eficaz nos parâmetros respiratórios avaliados, sendo estatisticamente significativo (p<0,05), assim como o FNP de escápula e pelve para a capacidade inspiratória (p=0,041). Já a comparação entre os dois grupos mostrou que o FNP respiratório foi mais eficaz, apesar de não apresentar significância estatística. Conclusão: As duas técnicas foram eficazes no aumento da capacidade inspiratória, porém a técnica de FNP respiratória mostrou-se efetiva também no aumento do pico de fluxo expiratório e pressões inspiratória e expiratória máximas.

Biografia do Autor

Jennifer Heltz dos Santos, Universidade Luterana do Brasil -ULBRA

Fisioterapeuta formada pela Universidade Luterana do Brasil -ULBRA/Canoas.

Reni Volmir dos Santos, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA/Canoas

Fisioterapeuta. Mestre e docente do curso de Fisioterapia da Universidade Luterana do Brasil- ULBRA/Canoas.

Downloads

Publicado

2020-11-03 — Atualizado em 2020-11-04

Como Citar

DOS SANTOS, J. H.; DOS SANTOS, R. V. Comparação das técnicas de facilitação neuromuscular proprioceptiva na função respiratória de indivíduos com doença de Parkinson. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 8, n. 1, p. 108–121, 2020. DOI: 10.22298/rfs.2020.v8.n1.5538. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/5538. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos