Associação do tônus muscular, função motora e velocidade da marcha pós-Acidente Vascular Encefálico

Association of muscle tonus, motor function and walking speed in post-brain stroke

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2021.v9.n1.6128

Palavras-chave:

Acidente Vascular Encefálico, Tônus Muscular, Extremidade Inferior, Velocidade de Caminhada

Resumo

Introdução: O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é uma doença de origem vascular que afeta o sistema nervoso central. O indivíduo, após o AVE, pode apresentar alterações no tônus muscular, função motora e cognitiva, as quais são capazes de interferir em seu padrão de marcha, e afetar sua independência funcional. Objetivo: Avaliar a associação do tônus muscular e da função motora de membro inferior com a velocidade da marcha em indivíduos pós-AVE. Materiais e métodos: Estudo transversal de caráter quantitativo, realizado na Clínica-Escola de Fisioterapia da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA/Canoas, com uma amostra de 14 indivíduos. Os mesmos preencheram uma ficha de identificação e foram avaliados através da Escala de Ashworth Modificada (EAM), Escala de Fugl-Meyer (EFM) e Teste de Caminhada de 10 metros (TCM10). Resultados: A média de idade foi de 58,93 (13,10) anos, sendo 11 homens e 3 mulheres, com o tempo médio de AVE de 94,07 (68,55) meses. Houve significância estatística quando correlacionado o tônus muscular com a velocidade normal da marcha (p=0,009) e velocidade rápida da marcha (p=0,007). Assim como na correlação da função de membro inferior com a velocidade normal da marcha (p=0,015) e velocidade rápida da marcha (p=0,017). Significância estatística também foi observada ao correlacionar o tônus muscular e a função de membro inferior (p=0,010), e o tempo de AVE com a velocidade normal da marcha (p=0,002) e velocidade rápida da marcha (p=0,010). Conclusão: Conclui-se que existe associação do tônus muscular e da função motora de membro inferior com a velocidade da marcha, na amostra estudada.

Biografia do Autor

Dieverson Luiz Comin de Almeida, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA/ RS

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Luterana do Brasil

Reni Volmir dos Santos, Universidade Luterana do Brasil

Possui graduação em FISIOTERAPIA pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), especialização em Administração e Planejamento para Docentes pela Universidade Luterana do Brasil (1998), especialização em Fisioterapia ênfase: nas Reeducação das Funções Neuromotoras pela Universidade Luterana do Brasil (2000), especialização em Fisioterapia Osteopática pela Faculdade Jaguaruna (2014), especialização em Anatomia Humana Clínica e Funcional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018), especialização e Estatística Aplicada pela Universidade Anhanguera Uniderp (2020) e mestrado em Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professor assistente da Universidade Luterana do Brasil campus Canoas/RS. 

Publicado

2021-10-01

Como Citar

Luiz Comin de Almeida, D., & Volmir dos Santos, R. . (2021). Associação do tônus muscular, função motora e velocidade da marcha pós-Acidente Vascular Encefálico: Association of muscle tonus, motor function and walking speed in post-brain stroke . Revista FisiSenectus, 9(1), 85-99. https://doi.org/10.22298/rfs.2021.v9.n1.6128

Edição

Seção

Artigos