Nível de sobrecarga e qualidade de vida dos cuidadores de indivíduos com mal de Alzheimer

Overload level and quality of life of the caregivers of individual with or evil Alzheimer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2021.v9.n1.6399

Palavras-chave:

Alzheimer, Cuidador, Sobrecarga

Resumo

Introdução: Com o passar dos anos o ser humano tem aumentado sua expectativa de vida, o que traz consigo as doenças degenerativas, como é o caso do mal de Alzheimer. Tal enfermidade impossibilita o paciente fazer as mais simples tarefas cotidianas, passando a necessitar de alguém para ser seu cuidador. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo avaliar a relação entre o nível de sobrecarga e qualidade de vida de cuidadores de indivíduos com mal de Alzheimer. Metodologia: A pesquisa se caracteriza como descritiva, com delineamento transversal e abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 10 cuidadores informais de indivíduos com mal de Alzheimer cadastrados no PSF Bairro de Fátima, no Município de Aracati-CE. Utilizou-se o Formulário Sócio-Demográfico para analisar o perfil dos participantes e o Questionário de Avaliação de Sobrecarga do Cuidador Informal (QASCI). Os dados foram organizados em tabelas e gráficos no software Microsoft Office Excel 2013. A análise dos dados foi feita através do Software Statistical Package for the Social Sciences - SPSS®. Resultados: A pesquisa mostrou que o domínio de Implicações na Vida do Cuidador obteve a maior média de escores entre a amostra pesquisada, com média de 41,50±3,38. A falta de informações, recursos financeiros, apoio familiar, equipe multiprofissional e programas de assistência ao cuidador favorecem negativamente  o aumento da sobrecarga dos cuidadores. Conclusão: Portanto, nota-se a necessidade de um acompanhamento tanto para o paciente quanto para o cuidador, tendo em vista que ambos sofrem o impacto da doença.

Biografia do Autor

Gleiciane Silva de Aguiar

Especialista em Terapia Intensiva Adulto e Neonatal pela Nacional Fisio, Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitario UniJaguaribe - UniJaguaribe.

Jorge Luiz da Silva

Graduando em Fisioterapia pelo Centro Universitario UniJaguaribe - UniJaguaribe.

Lílian Tayná da Silva Raulino

Graduanda em Fisioterapia pelo Centro Universitario UniJaguaribe - UniJaguaribe.

Roque Ribeiro da Silva Junior

Mestrando em Saúde e Sociedade pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

Emanuela Freire de Almeida

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, Docente do Curso de Fisioterapia Centro Universitário Estácio – FIC.

Kariza Lopes Barreto

Mestre em Fisioterapia Universidade Del Pacifico, Docente do Curso de Fisioterapia do Centro Universitario UniJaguaribe - UniJaguaribe.

Downloads

Publicado

2022-02-12

Como Citar

SILVA DE AGUIAR, G. .; DA SILVA, J. L. .; RAULINO, L. T. da S. .; DA SILVA JUNIOR, R. R.; ALMEIDA, E. F. de .; BARRETO, K. L. . Nível de sobrecarga e qualidade de vida dos cuidadores de indivíduos com mal de Alzheimer: Overload level and quality of life of the caregivers of individual with or evil Alzheimer . Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 9, n. 1, p. 100–111, 2022. DOI: 10.22298/rfs.2021.v9.n1.6399. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/6399. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos