Risco de queda e força muscular de idosos hospitalizados em um hospital público do RS

Risk of falls and muscle strength of hospitalized elderly in a public hospital in RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2022.v10.n1.6921

Palavras-chave:

Idoso. Hospitalização. Acidentes por quedas.

Resumo

Introdução: A hospitalização é um potente fator de risco para o declínio funcional de pessoas idosas, aumentando a chance de queda com impacto direto e negativo na vida destes. Objetivo: Avaliar o risco de queda e a força muscular de idosos hospitalizados. Metodologia: Estudo transversal com idosos internados há mais de 24 horas em um hospital público. A avaliação do risco de queda foi feita com Timed Up&Go e Morse Fall Scale e a força muscular foi feita através da Medical Research Council e Teste de sentar-e-levantar em 30 segundos. Resultados: 69,2% eram homens com 67,4 ± 5,4 anos de idade e tempo de estudo menor que nove anos. Hipertensão e as doenças cardiovasculares/cerebrovasculares foram as causas de internação em 80% da amostra. O alto risco de queda foi identificado pelo Timed Up&Go em 50% e pela Medical Research Council em 23,1% da amostra. Houve redução da força muscular periférica nos idosos avaliados de acordo com o Teste de sentar-e-levantar. Ainda houve associação entre os resultados do Timed Up&Go com a Medical Research Council (r=,477; p=0,014); Teste de sentar-e-levantar (r= -,693; p=0,006) e Medical Research Council (r= -,568; p=0,006). Os testes de força muscular também apresentaram associação (r=,524; p=0,006). Conclusão: Idosos hospitalizados apresentam risco de queda e redução da força muscular periférica e o perfil clínico e demográfico da amostra traduz o impacto das doenças crônicas na população idosa.

Biografia do Autor

Thiago Dipp, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Graduação em Fisioterapia pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), Mestrado pelo Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul /Fundação Universitária de Cardiologia (IC/FUC) e Doutor pela Universidade Federal de Ciências da Saúde Porto Alegre (UFCSPA). Professor do curso de Fisioterapia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

 

Lisiane Francisco Nunes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Graduação em Fisioterapia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Downloads

Publicado

2022-05-24

Como Citar

DIPP, T.; FRANCISCO NUNES, L. Risco de queda e força muscular de idosos hospitalizados em um hospital público do RS: Risk of falls and muscle strength of hospitalized elderly in a public hospital in RS. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 10, n. 1, p. 1–14, 2022. DOI: 10.22298/rfs.2022.v10.n1.6921. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/6921. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos