Comparação dos hábitos posturais e de dor em distintos grupos de idosos antes e durante a pandemia da Covid-19

Comparison of postural and pain habits in different groups of elderly people before and during the Covid- 19 pandemic

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2022.v10.n1.7194

Palavras-chave:

Postura. Dor nas costas. Dor na cervical. Idosos. Pandemia. Covid-19.

Resumo

Introdução: O envelhecer é uma etapa natural da vida humana, em que ocorrem alterações morfológicas, bioquímicas, funcionais e posturais no idoso. Além dos fatores genéticos e do processo natural de envelhecimento, a postura do idoso também pode ser afetada pelos hábitos e estilo de vida ao longo dos anos. Objetivo: O objetivo desse estudo foi avaliar e comparar os hábitos posturais e a dor nas costas e cervical de idosos antes e durante a pandemia da Covid-19. Metodologia: Este é um estudo transversal observacional comparativo, com dois grupos: Grupo Pré-Pandemia (GPP) e Grupo Pandemia (GP). Os idosos do GPP foram avaliados presencialmente nos anos de 2015 a 2019, enquanto os idosos do GP foram avaliados por atendimento remoto nos anos de 2020 e 2021. Foi realizada avaliação através do BackPEI-A que contempla hábitos posturais e de dor nas costas e na cervical. Resultados: A comparação entre os grupos GPP e GP mostrou diferenças estatisticamente significativas para: postura sentada na cadeira (p=0.002), frequência de dor nas costas (p=0.034), dor cervical (p=0.033), e impedimento em realizar tarefas por dor na cervical (p=0.035). Conclusão: O GP apresentou hábitos posturais inadequados em relação ao GPP em relação à postura sentada na cadeira. Os idosos do grupo GP apresentaram alta prevalência de dores nas costas e na cervical e aumento do impedimento para realizar atividades devido à dor na cervical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Betiane Moreira Pilling, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fisioterapeuta Graduada pelo IPA, RPGista, Mestranda do Programa de Pós-Graduação de Ciências do Movimento Humano na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Paula Giendruczak , Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduanda do 5º semestre da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Bruna Nichele da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fisioterapeuta pela UFRGS, Mestre e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS. Professora Faculdade Sogipa.

 

Cláudia Tarragô Candotti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fisioterapeuta e Educadora Física, Dra. em Ciências do Movimento Humano, Professora na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2022-09-12

Como Citar

MOREIRA PILLING, B.; GIENDRUCZAK , P.; NICHELE DA ROSA, B.; TARRAGÔ CANDOTTI, C. Comparação dos hábitos posturais e de dor em distintos grupos de idosos antes e durante a pandemia da Covid-19 : Comparison of postural and pain habits in different groups of elderly people before and during the Covid- 19 pandemic. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 10, n. 1, p. 15–26, 2022. DOI: 10.22298/rfs.2022.v10.n1.7194. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/7194. Acesso em: 8 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos