Educação em saúde: fatores de risco e proteção para doenças crônicas não transmissíveis em idosos

Health education: risk and protective factors for chronic diseases in the elderly

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2022.v10.n1.7384

Palavras-chave:

Idoso, Educação em Saúde, Doença Crônica, Saúde Mental

Resumo

Introdução: Com o aumento significativo da expectativa de vida, o avançar do envelhecimento traz consigo a necessidade de implantação de ações voltadas à prevenção e à promoção de qualidade de vida à terceira idade frente às doenças crônicas não transmissíveis, entre elas as ligadas à saúde mental. Objetivo: Desenvolver atividades de educação em saúde frente aos fatores de risco e proteção para doenças crônicas não transmissíveis em idosos. Metodologia: A população foi constituída por idosos que responderam um questionário composto pelos indicadores monitorados pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas e após foram aplicadas estratégias utilizando o guia alimentar para a população brasileira idosa de acordo com a realidade encontrada. Resultados: A amostra foi constituída por 67 idosos, sendo 70% (n=47) do sexo feminino. Encontrou-se 63% de sobrepeso, 69% assistiam televisão 3 horas ou mais por dia, 45% avaliaram sua saúde como regular/ruim, 78% apresentaram hipertensão, 39% diabetes, 19% depressão, 52% hipercolesterolemia, 81% consumiam hortaliças regularmente e 49% o recomendado e 54% praticavam atividades físicas. A partir do diagnóstico local foram desenvolvidas estratégias personalizadas como a distribuição de um imã de geladeira, salientando seis bons hábitos na alimentação do idoso, uma cartilha com sete desafios diários e um banner com os resultados do estudo para ser fixado no local dos encontros do grupo. Conclusão: As atividades de educação em saúde desenvolvidas possivelmente contribuirão para a diminuição dos fatores de risco e aumento nos de proteção para doenças crônicas neste grupo populacional.

Biografia do Autor

Andreza Carvalho Rodrigues, Faculdade Estácio Jaraguá

Acadêmica do Curso de Medicina Estácio IDOMED Jaraguá

 

Camila Franzner Donath, Faculdade Estácio Jaraguá

Acadêmica do Curso de Medicina Estácio IDOMED Jaraguá

 

Camila Yamaguti Lenoch, Faculdade Estácio Jaraguá

Acadêmica do Curso de Medicina Estácio IDOMED Jaraguá

Matheus de Lima Kauling, Faculdade Estácio Jaraguá

Acadêmico do Curso de Medicina Estácio IDOMED Jaraguá

Renata Ramos Marques, Faculdade Estácio Jaraguá

Acadêmica do Curso de Medicina Estácio IDOMED Jaraguá

Luciane Peter Grillo, Faculdade Estácio Jaraguá

Docente do de Curso de Medicina Estácio IDOMED Jaraguá. Pós-doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Ciências aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo.

Downloads

Publicado

2023-01-23

Como Citar

CARVALHO RODRIGUES, A.; FRANZNER DONATH, C.; YAMAGUTI LENOCH, C. .; DE LIMA KAULING, M.; RAMOS MARQUES, R.; PETER GRILLO, L. Educação em saúde: fatores de risco e proteção para doenças crônicas não transmissíveis em idosos: Health education: risk and protective factors for chronic diseases in the elderly. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 10, n. 1, p. 73–87, 2023. DOI: 10.22298/rfs.2022.v10.n1.7384. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/7384. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos