Perfil epidemiológico e funcional de idosos atendidos em uma unidade de estratégia de saúde da família

Epidemiological and functional profile of elderly attend in Primary Care

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2022.v10.n1.7461

Palavras-chave:

Idosos. Estado Funcional. Sarcopenia. Força Muscular

Resumo

Introdução: O envelhecimento progressivo da população brasileira traz consigo a necessidade de planejamento de cuidados em saúde voltados para a população idosa. Com base no princípio de territorialização, a Estratégia Saúde da Família (ESF) é responsável pela atenção à saúde de todas as pessoas idosas que estão em sua área de abrangência, uma vez que o envelhecimento está associado à redução da vitalidade, ao processo de fragilização e à perda da funcionalidade. Objetivo: O objetivo deste estudo foi descrever o perfil epidemiológico e funcional de idosos adscritos ao território de uma ESF, bem como verificar a associação entre as variáveis de força muscular, risco de sarcopenia e funcionalidade. Método: Estudo transversal, realizado em uma Estratégia Saúde da Família da região metropolitana de Porto Alegre/RS. A coleta de dados consistiu em um questionário com aspectos demográficos, avaliação da independência e da autonomia por meio do Índice de Katz, sinais de sarcopenia por meio do questionário Sarc-Calf, força muscular de preensão palmar por dinamometria e coleta de medidas antropométricas. A análise estatística foi realizada no SPSS versão 26.0 e o nível de significância adotado foi de p<0,05. Resultados: Participaram deste estudo 61 idosos com média de 70,9 ± 80,7 anos e com predominância do sexo feminino (68,9%). Embora os idosos apresentassem status de funcionalidade semelhantes, observou-se diferença significativa na força muscular (p<0,0001) e na presença de sinais sugestivos de sarcopenia (p<0,0001) quando comparados indivíduos do sexo masculino e feminino. Os indivíduos com maior risco de sarcopenia apresentaram piores resultados na funcionalidade (p<0,006). Conclusão: Disfunções como a sarcopenia podem impactar a funcionalidade de indivíduos idosos.

Biografia do Autor

Ana Paula Sant'Ana Schinaider, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduada em Fisioterapia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2019), com Pós Graduação lato sensu na modalidade de Residência multiprofissional em Atenção Básica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2023).  Tem experiência na área de Fisioterapia atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia comunitária, reabilitação física e educação em saúde. 

Karla Poersch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Feevale (2003), com Pós Graduação lato sensu na modalidade de Residência multiprofissional em Saúde Coletiva nas áreas de Pneumologia Sanitária e Planejamento em Saúde pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (2010), Mestre em Pneumologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e Doutora em Saúde Coletiva na Universidade do Vale do Rio do Sinos- UNISINOS (2017). Atualmente atua como Apoiadora Institucional no município de Sapucaia do Sul, como docente na Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS e como tutora e professora no Programa de Residência Multiprofissional Atenção Básica na mesma Universidade. Tem experiência na área de Fisioterapia atuando principalmente nos seguintes temas: núcleo de apoio à saúde da família, saúde coletiva, planejamento em saúde, gestão da Atenção Primária em Saúde, fisioterapia comunitária, apoio matricial e educação em saúde.

Downloads

Publicado

2023-04-25

Como Citar

SANT’ANA SCHINAIDER, A. P.; POERSCH, K. Perfil epidemiológico e funcional de idosos atendidos em uma unidade de estratégia de saúde da família: Epidemiological and functional profile of elderly attend in Primary Care. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 10, n. 1, p. 100–115, 2023. DOI: 10.22298/rfs.2022.v10.n1.7461. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/7461. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos