Revitalização da pele pós mastectomia: Um relato de caso

Skin revitalization after mastectomy: A case report

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2023.v11.n1.7557

Palavras-chave:

Neoplasia da mama, Reconstrução da mama, Fisioterapia

Resumo

Introdução: O tratamento do câncer de mama (CA) ocasiona experiências de vida muitas vezes negativas e traumatizantes. A retirada da mama afeta diretamente a autoestima e a autoimagem corporal, sendo que a reconstrução com prótese de silicone pode melhorar a autoconfiança, funcionalidade e qualidade de vida de mulheres submetidas à mastectomia radical. Entretanto, a taxa de complicações de cirurgias de reconstrução varia em sua incidência considerando diversos fatores, e com isso, a retirada da prótese se faz necessária. A perda da prótese, como consequência, consiste em mais um evento traumático para a mulher, pois cada vez mais formam-se fibroses e aderências que implicam em menor funcionalidade e menos tecido viável para um re-protetização. Objetivo: Analisar os efeitos da fisioterapia sobre revitalização da pele pós mastectomia radical. Metodologia: Relato de caso de paciente com 50 anos, diagnóstico de CA de mama esquerda. Por complicações pós-operatórias evoluiu para a retirada da prótese. Na avaliação fisioterapêutica identificou-se aderência da pele na parede torácica, pele fina, friável e mamilo desviado da linha média. O tratamento fisioterapêutico estabelecido constou de fotobiomodulação com Laser 660nm, associado a cinesioterapia ativa de membros superiores, terapia manual e ventosaterapia em bordos da cicatriz cirúrgica e regiões de aderência da pele à parede torácica. Resultados:  Observou-se melhora da elasticidade da pele com formação de prega cutânea e melhora da aparência da mesma, aumento da espessura e vitalidade da pele e mamilo mais centralizado. Conclusão: A fisioterapia com a utilização da fotobiomodulação associada à ventosaterapia mostrou-se eficaz no tratamento de revitalização e funcionalidade da pele pós mastectomia radical. 

Biografia do Autor

Gabrielle Peres Paines , Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Eduarda Berni, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Hedioneia Pivetta, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2023-05-09

Como Citar

PERES PAINES , G.; BROLLO BERNI , E.; FOLETTO PIVETTA, H. M. Revitalização da pele pós mastectomia: Um relato de caso: Skin revitalization after mastectomy: A case report. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 11, n. 1, p. 1–10, 2023. DOI: 10.22298/rfs.2023.v11.n1.7557. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/7557. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos