Capacidade funcional em idosos com 80 ou mais anos de idade: Funcionalidade em octogenários
Functional fitness in older adults 80 years of age or older
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2025.v13.n1.8480Palavras-chave:
Envelhecimento, Aptidão física, GeriatriaResumo
Introdução: A população de octogenários cresce rapidamente no Brasil, causando preocupação devido a diminuição dos componentes de capacidade funcional (CF), que pode ser mais acentuada nesse segmento populacional. Objetivo: avaliar e comparar CF, em homens e mulheres com 80 ou mais anos de idade da cidade de Rio Claro – SP. Metodologia: Trinta homens e 30 mulheres com 80 anos ou mais realizaram a bateria de testes da American Alliance for Health, Physical Education, Recreation and Dance (AAHPERD), que avalia flexibilidade (FLEX), coordenação (COO), agilidade e equilíbrio dinâmico (AGILEQ), resistência de força avaliada pelo núero de repetições (RESISFOR) e resistência aeróbia geral (RAG). Resultados: Os homens apresentaram níveis inferiores de FLEX e valores semelhantes de AGILEQ, COO e RAG em comparação às mulheres. Em relação ao teste RESISFOR, as mulheres realizaram, em média, um número maior de repetições que os homens. No entanto, ao considerar o volume total do teste (produto entre a massa do halter e o número de repetições), os homens alcançaram uma média 63,7% superior à das mulheres. Conclusão: Pode haver um efeito deletério do envelhecimento e/ou fatores associados na CF de idosos de ambos os sexos, porém, tal diminuição pode ser menor para a FLEX e RESISFOR (medida pelo número de repetições) em mulheres idosas acima de 80 anos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Alexandre Prado, Raquel Gonçalves, André Luiz Demantova Gurjão , José Cláudio Jambassi Filho , Luiza Hermínia Gallo , Sebastião Gobbi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).










