Recursos para melhorar a adesão à farmacoterapia em pessoas idosas com doenças crônicas: revisão sistemática
Resources to Improve Medication Adherence in Older Adults with Chronic Diseases: A Systematic Review
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2025.v13.n1.8630Palavras-chave:
Avaliação dos serviços de saúde, Serviços de Saúde para Idosos, Gerenciamento da Terapia Medicamentosa, Doença Crônica, Serviços FarmacêuticosResumo
Introdução: As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são a principal causa de mortalidade global, especialmente em países de baixa e média renda. A adesão à farmacoterapia é fundamental para o manejo dessas condições, contudo, metade dos pacientes idosos não seguem corretamente as prescrições. Os farmacêuticos desempenham um papel essencial na melhoria da adesão, mas há escassez de estudos que avaliem a eficácia de suas intervenções. Objetivo: Esta revisão teve como objetivo identificar os recursos e serviços clínicos utilizados pelos farmacêuticos para promover a adesão em pessoas idosas com DCNT e avaliar seu impacto. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura seguindo as diretrizes PRISMA nas bases PubMed/MEDLINE, Scopus e Scielo, em junho de 2023 com posterior atualização em novembro de 2024. A revisão focou em estudos que envolvessem serviços clínicos prestados por farmacêuticos para promover a adesão em pacientes idosos com hipertensão, diabetes mellitus e dislipidemia. A síntese dos dados seguiu as recomendações da Colaboração Cochrane.Resultados: A busca resultou em 2.357 registros, dos quais 10 estudos atenderam aos critérios de inclusão. Os recursos foram categorizados em quatro tipos: ferramentas (30%), abordagens de contato (30%), dispensação de medicamentos (30%) e aplicativos (10%). Foram observadas melhorias significativas na adesão com o uso de organizadores de medicamentos, visitas domiciliares, dispensação especializada (por exemplo, entrega em domicílio) e aplicativos educativos. Programas de entrega domiciliar, sincronização de medicamentos e aplicativos educativos apresentaram menor risco de viés. Conclusão: As intervenções lideradas por farmacêuticos, como organizadores de medicamentos, visitas domiciliares, dispensação especializada e aplicativos, melhoram significativamente a adesão em pacientes idosos com DCNT. No entanto, são necessárias mais pesquisas para aperfeiçoar e avaliar essas estratégias, devido a lacunas na qualidade metodológica dos estudos existentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vinícius Soares Ribeiro, Ana Samara Morais de Azevedo, Luan Diniz Pessoa, Thais Teles de Souza , Walleri Christini Torelli Reis , Ana Carolina Melchiros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).










