Recursos para melhorar a adesão à farmacoterapia em pessoas idosas com doenças crônicas: revisão sistemática

Resources to Improve Medication Adherence in Older Adults with Chronic Diseases: A Systematic Review

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2025.v13.n1.8630

Palavras-chave:

Avaliação dos serviços de saúde, Serviços de Saúde para Idosos, Gerenciamento da Terapia Medicamentosa, Doença Crônica, Serviços Farmacêuticos

Resumo

Introdução: As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são a principal causa de mortalidade global, especialmente em países de baixa e média renda. A adesão à farmacoterapia é fundamental para o manejo dessas condições, contudo, metade dos pacientes idosos não seguem corretamente as prescrições. Os farmacêuticos desempenham um papel essencial na melhoria da adesão, mas há escassez de estudos que avaliem a eficácia de suas intervenções. Objetivo: Esta revisão teve como objetivo identificar os recursos e serviços clínicos utilizados pelos farmacêuticos para promover a adesão em pessoas idosas com DCNT e avaliar seu impacto.  Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura seguindo as diretrizes PRISMA nas bases PubMed/MEDLINE, Scopus e Scielo, em junho de 2023 com posterior atualização em novembro de 2024. A revisão focou em estudos que envolvessem serviços clínicos prestados por farmacêuticos para promover a adesão em pacientes idosos com hipertensão, diabetes mellitus e dislipidemia. A síntese dos dados seguiu as recomendações da Colaboração Cochrane.Resultados: A busca resultou em 2.357 registros, dos quais 10 estudos atenderam aos critérios de inclusão. Os recursos foram categorizados em quatro tipos: ferramentas (30%), abordagens de contato (30%), dispensação de medicamentos (30%) e aplicativos (10%). Foram observadas melhorias significativas na adesão com o uso de organizadores de medicamentos, visitas domiciliares, dispensação especializada (por exemplo, entrega em domicílio) e aplicativos educativos. Programas de entrega domiciliar, sincronização de medicamentos e aplicativos educativos apresentaram menor risco de viés. Conclusão: As intervenções lideradas por farmacêuticos, como organizadores de medicamentos, visitas domiciliares, dispensação especializada e aplicativos, melhoram significativamente a adesão em pacientes idosos com DCNT. No entanto, são necessárias mais pesquisas para aperfeiçoar e avaliar essas estratégias, devido a lacunas na qualidade metodológica dos estudos existentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2026-01-12

Como Citar

SOARES RIBEIRO, V.; MORAIS DE AZEVEDO, A. S.; DINIZ PESSOA, L.; TELES DE SOUZA , T.; TORELLI REIS , W. C.; MELCHIROS, A. C. Recursos para melhorar a adesão à farmacoterapia em pessoas idosas com doenças crônicas: revisão sistemática: Resources to Improve Medication Adherence in Older Adults with Chronic Diseases: A Systematic Review. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 13, n. 1, p. 87–108, 2026. DOI: 10.22298/rfs.2025.v13.n1.8630. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/8630. Acesso em: 23 jan. 2026.

Edição

Seção

Artigos