Sobre a Revista

A Revista Pedagógica é uma publicação de fluxo contínuo do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Objetiva promover e incentivar o debate acadêmico entre pesquisadores nacionais e internacionais, visando a disseminação do conhecimento produzido na área da Educação.

Sua política editorial se concentra especialmente em publicar investigações decorrentes de significativas problemáticas educacionais do contexto latino-americano, com base em diferentes perspectivas epistemológicas, metodológicas e pedagógicas.

A revista é de acesso aberto e não cobra taxas de submissão, nem de publicação (no submission charges). Recebe contribuições em português, inglês e espanhol.

Área do conhecimento: Educação    Qualis/CAPES: A4        ISSN: 1984-1566 (on-line)

Histórico

A Revista Pedagógica circula no meio acadêmico desde 1998 e surgiu vinculada ao Depto. de Ciências da Educação da Universidade para constituir-se enquanto espaço crítico de reflexão e investigação do objeto educação e de suas relações com as diversas esferas da sociedade. Em seu 2º número contava com Conselho Editorial Externo composto por pesquisadores de diversas universidades brasileiras e estrangeiras.

No 3º número foi indexada no MEC/CIBEC e o 5º número à Bibliografia Brasileira de Educação. Publicada semestralmente, suas três primeiras edições foram compostas por trabalhos dos professores vinculados à Unochapecó, porém, para ampliar seu alcance e evitar a endogenia, passou a publicar a maioria dos artigos produzidos por colaboradores de outras instituições de ensino nacionais e internacionais.

A partir do nº 17 (2006) a Revista foi indexada na base de dados internacional: IRESIE (Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa- CESU/UNAM México) e em 2008 no LATINDEX (Sistema Regional de Información em LÍNEA para Revistas Cientificas de América Latina, el Caribe, Espanha y Portugal) e posteriormente foi incluída na Redalyc (Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal). Atualmente está indexada em 20 indexadores.

As suas capas vão conferindo identidade à Revista, procurando sempre retratar fatos marcantes do momento histórico a partir de uma perspectiva crítica. Para isso, conta com a colaboração de artistas locais, regionais e nacionais, que gentilmente apoiam o trabalho editorial.

Circulou em versão impressa até seu vigésimo número (jan./jun./2008), sob o ISBN nº 1415-8175, correspondendo a 10 anos de circulação, sendo permutada com aproximadamente 90 instituições de ensino superior. A partir daquela data passou a ser publicada em formato eletrônico sob o ISBN 1984-1566.

Quanto ao estrato Qualis Periódicos, no período de 2010 a 2012 a Revista atendia às exigências contidas no estrato B4 e passou a ser B2 no quadriênio 2013-2016. Nessa trajetória enfrentou obstáculos de diferentes naturezas, porém sempre preocupada em seu compromisso com o pensamento crítico em relação à educação, zelando para manter a periodicidade semestral, regular.

Em 2012 a Revista passou a ser administrada pelo Mestrado em Educação, que surgiu no mesmo ano, em 2016 passou a ser quadrimestral e desde 2019 é publicada em fluxo contínuo.

Encerramos esse breve histórico, citando Asmann, (1995, p.115) que abre a apresentação da Revista Pedagógica nº 4:

Amigos africanos me asseguraram que, em muitos idiomas nativos da África, há um montão de termos para ‘caminho e caminhar’, com incríveis nuances. Caminhar com uma criança, se fala de um modo. Caminhar com pais já se fala de outra maneira. Caminhar com amigos, se diz de um jeito, com a pessoa amada, ainda de outro. Mas, segundo me disseram esses amigos da África, apesar de tantas palavras para “caminhar”, nas línguas deles, não existe nenhuma palavra para ‘caminhar sozinho’ (ASSMANN, 1995, p. 1995).

Zelar pela qualidade de um periódico não é tarefa de poucos e atuaram como editores da revista os seguintes professores: Maria Lúcia Morosini Frazzon, Maria dos Anjos Lopes Viella (1998-2009), Maurício Roberto da Silva, Miguel Ângelo Silva da Costa, Maria de Lourdes Bernartt, Ivo Dickmann, Cláudia Battestin Dupont e Elcio Cecchetti. Registramos os agradecimentos aos editores e aos vários profissionais que contribuíram para a publicação da revista, seja do conselho editorial, dos pesquisadores que encaminham artigos, os assistentes editoriais, enfim, não existe nenhuma palavra para ‘caminhar sozinho”. E que ela tenha vida longa!

Política de Acesso Livre

A Revista Pedagógica oferece acesso livre, gratuito e imediato ao seu conteúdo em formato eletrônico disponibilizado pela internet em sua página e nas páginas dos indexadores. Permite acesso aberto aos artigos, ensaios, resenhas e entrevistas, não autorizando qualquer comercialização e/ou alteração dos dados. A gratuidade estende-se à submissão, avaliação, edição e publicação dos trabalhos pelos autores.

Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado simultaneamente no Creative Commons – Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional

Arquivamento

A Revista Pedagógica utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite a essas criar arquivos permanentes da Revista para a preservação e restauração.