Chamada de artigos para dossiê IMIGRAÇÃO E COLONIZAÇÃO ALEMÃS NO BRASIL

2021-03-02

A chegada das primeiras levas de imigrantes oriundos de territórios alemães à denominada Colônia de São Leopoldo, situada na Província do Rio Grande do Sul, datada de 25 de julho de 1824, é ratificada na historiografia como marco inicial da presença teuta no Brasil.

A partir de então, outras colônias foram fundadas, espalhadas principalmente pelas remotas regiões meridionais, embora haja registros de sua presença em outras porções do território brasileiro.

Essa rica trajetória quanto à imigração e colonização alemãs é o objeto central do projeto A Caminho de 2024 - 200 Anos - Migrações Alemãs para o Brasil, iniciativa que consorcia universidades, faculdades e institutos de natureza diversa, com o objetivo de fomentar a produção científico-acadêmica que rememorem o início do processo imigratório de estrangeiros alemães para o Brasil, com base em um conjunto de atividades vinculadas à História da Educação, que contribuam para a pesquisa, registro e divulgação de conceitos críticos sobre as migrações humanas.

Em suma, o dossiê objetiva selecionar e divulgar artigos que tratem desses temas com o uso de referenciais teóricos e metodológicos vinculados à História da Educação, envolvendo práticas sociais que abranjam aspectos como música, dança, teatro, esportes, canto, língua, imprensa, trabalho, religião, família e educação escolar e não escolar.

Prazo para submissão: De 03 de março a 15 de junho de 2021.

Publicação: fluxo contínuo até 30 de novembro de 2021.

Organização

Dr. Ademir Valdir dos Santos (UFSC, líder do GEPHIESC – Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação e Instituições Escolares de Santa Catarina)

Dra. Ariclê Vechia (UFPR, colaboradora internacional da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e pesquisadora do GEPHIESC)