Programa Nacional Escolas Sustentáveis: compreendendo os conceitos de Escola Sustentável e Espaço Educador Sustentável

Autores

  • José Flávio Rodrigues Siqueira Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul; Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Faculdade Campo Grande. http://orcid.org/0000-0002-7275-0367
  • Angela Maria Zanon Universidade Federal de Mato Grosso do Sul http://orcid.org/0000-0003-3346-0604

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4987

Palavras-chave:

Gestão universitária. Profissionalidade. Gestão acadêmico-administrativa. Chefias de Departamento. Universidades federais.

Resumo

Este trabalho diferencia os conceitos de “escola sustentável” e “espaço educador sustentável” a partir da análise dos documentos do Programa Nacional Escolas Sustentáveis e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Para isso, fez-se o recorte temporal de 2010-2018, pesquisou-se na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações as publicações acerca do PNES e realizou-se análise documental. Toda análise baseia-se no estabelecido por Fleck (2010) sobre estilos e coletivo de pensamento. Revela-se que os conceitos encontram-se difundidos nas ações da CNIJMA, no Processo Formativo Escolas Sustentáveis e Com-vida e no PDDE Escola Sustentável. Além disso, há convergência na compreensão do que seja escola sustentável e espaço educador sustentável, tanto nas Políticas Públicas para a Educação Ambiental quanto para os pesquisadores contemporâneos.

Biografia do Autor

José Flávio Rodrigues Siqueira, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul; Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Faculdade Campo Grande.

Licenciado em Ciências Biológicas;

Especialista em Educação Ambiental; em Mìdias na Educação; em Supervisão Escolar;

Mestre em Educação;

Doutorando em Ensino de Ciências.

Angela Maria Zanon, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1977), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Docente e Orientadora no Programa de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Ensino de Ciências - INFI/UFMS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental e Ensino de Ciências e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, ensino de ciências, formação de professores. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UFMS pelo período de 2016 a 2018.

Downloads

Publicado

2019-11-21

Como Citar

SIQUEIRA, J. F. R.; ZANON, A. M. Programa Nacional Escolas Sustentáveis: compreendendo os conceitos de Escola Sustentável e Espaço Educador Sustentável. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 21, p. 539–556, 2019. DOI: 10.22196/rp.v22i0.4987. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4987. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Educação Ambiental na América Latina: pertencimento e reconhecimento