Gênero e religião: disputas políticas na construção do Plano Municipal de Educação de Chapecó/SC

Autores

  • Myriam Aldana Vargas Santin Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)
  • Daian Cattani Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)
  • Elcio Cecchetti

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5261

Resumo

Neste trabalho objetivamos narrar e analisar as disputas políticas travadas entre gênero e religião a partir da denominada “ideologia de gênero” na discussão da proposta do Plano Municipal de Educação (PME) de Chapecó/SC. Para isso, apresentamos algumas razões pelas quais os defensores da “ideologia de gênero” defendem seus posicionamentos relativos as questões de gênero e orientação sexual qualificando estes conceitos como algo destrutivos para a ordem estabelecida. Neste embate foi possível identificar as tensas relações entre gênero e religião no contexto do Estado laico e na incessante busca pela promoção dos direitos humanos. A partir de uma abordagem qualitativa, combinamos pesquisa do tipo bibliográfico com a observação in loco da audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Chapecó para debater o PME. Por fim, destacamos a complexidade que estes temas tem atualmente na sociedade, onde diversos grupos travam uma batalha político-ideológica a respeito desta questão, e indicamos que é imprescindível a criação de políticas de combate à violência e a desigualdade de gênero, inclusive no espaço escolar.

Biografia do Autor

Myriam Aldana Vargas Santin, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Doutora Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Programa de Pós-graduação em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Universidade Comunitária Regional de Chapecó - UNOCHAPECÓ. Líder do Fogueira: Grupo de Estudos e Pesquisas de Gênero

Daian Cattani, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Graduação em Psicologia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Membro do Fogueira: Grupo de Estudos e Pesquisas de Gênero.

Elcio Cecchetti

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do Mestrado em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

VARGAS SANTIN, M. A.; CATTANI, D.; CECCHETTI, E. Gênero e religião: disputas políticas na construção do Plano Municipal de Educação de Chapecó/SC. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 21, p. 306–320, 2019. DOI: 10.22196/rp.v22i0.5261. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5261. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua