ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v24i1.6893

Resumo

O presente artigo discute o que se mostra nas pesquisas sobre a formação de professores de Geografia nos cursos de licenciatura. Para tanto, utilizou-se a metodologia do Estado da Questão (EQ) das autoras Nóbrega-Therrien e Silveira (2011). O EQ se respalda na pesquisa e no levantamento de bases de dados científicos, mediante a busca de uma gama variada de periódicos que aprofunde a discussão teórica e metodológica da pesquisa. Para Nóbrega-Therrien e Silveira (2011), o EQ pode conter a busca de palavras-chave, resumos, títulos de artigos, dissertações e teses relacionados ao tema investigado. As produções selecionadas para esta investigação tiveram como marco temporal o período compreendido entre 2008 e 2019. Os resultados apresentados foram que as pesquisas produzidas ao longo desse período se referem: às narrativas (auto)bibliográficas na Geografia-Licenciatura, à relação entre os cursos de Geografia – Licenciatura e as Escolas, à partilha das experiências nos lugares formativos docentes, à trama tecida entre a Educação Ambiental Crítica e Transformadora e a Geografia Crítica.

Biografia do Autor

Elisângela de Felippe Rodrigues, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental- FURG

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande - FURG na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores. Professora do Curso de Geografia Licenciatura e Geografia Bacharelado do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da FURG. Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Ciranda Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Ambiente (CIPEA/ FURG). Integrante do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Geografia (LAPEG/FURG). 

Cláudia da Silva Cousin, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental-FURG

Doutora em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande - FURG na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores (2010 - Bolsista CAPES); Mestre em Educação Ambiental pela FURG (2004); Especialista em Desenvolvimento e Gerenciamento de Sistemas de Informação em Ciência e Tecnologia pela FURG (2001) e graduada em Geografia - Licenciatura Plena pela FURG (1995). Professora Associada II e Pesquisadora do Instituto de Educação da FURG. Líder do Grupo de Pesquisa Ciranda Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Ambiente (CIPEA/FURG), devidamente certificado pelo CNPq. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Comunidade Aprendente em Educação Ambiental, Ciências e Matemática (CEAMECIM/FURG) e Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Geografia (LAPEG/FURG).

 

Referências

ALMEIDA, Cláudia Simone Lemos. A relação entre a Geografia Escolar e a Geografia Acadêmica: impactos na formação de professores. 2018. 134 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal da Paraíba/UFPB, Paraíba, 2018.

ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri; HOBOLD, Márcia de Souza. O professor formador e os saberes docentes. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 31., 2008, Caxambu, MG. Anais da ANPED... Caxambu, MG: GT08, ANPED, 2008.

BATISTA, Natália Lampert; DAVID, Cesar de; FELTRIN, Tascieli. Formação de professores de geografia no Brasil: considerações sobre políticas de formação docente e currículo escolar. Revista de Geografia Ensino e Pesquisa, Santa Maria, v. 23 e 13, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/41062. Acesso em: 2 set. 2020.

BAZZO, Jilvania Lima dos Santos. Por uma poética decolonial no ensino superior: contribuições da Didática na formação de professores(a). Revista Pedagógica, Chapecó, v. 21, p. 115-130, 2019. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4774 . Acesso em: 13 ago. 2020.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: Ministério da Educação, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 2 fev. 2020.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: Ministério da Educação, 2019. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Resolucao-CNE-CEB-002-2019-12-20.pdf. Acesso em: 2 fev. 2020.

BOTÊLHO, Lucas Antônio Viana; SANTOS, Francisco Kennedy Silva. Ecocidadania, Educação Ambiental e Ensino de Geografia. Geografia, Ensino e Pesquisa, Santa Maria, v. 21, n. 1, p. 54-64, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/22331. Acesso em: 2 set.2020.

BOTÊLHO, Lucas Antônio Viana; SANTOS, Francisco Kennedy Silva. Pensar e propor a ecocidadania desde a formação de professores de Geografia: tecendo diálogos para a escola reflexiva. Rev. Tamoios, São Gonçalo, RJ, ano 14, n. 2, p. 81-91, jul./dez. 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tamoios/article/view/36571/27139. Acesso em: 2 set.2020.

CUNHA, Maria Isabel. Trajetórias e lugares da formação do docente da Educação Superior: do compromisso individual à responsabilidade Institucional. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 32, 2009, Caxambu, MG. Anais da ANPED... Caxambu, MG: GT08, ANPED, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

LOPES, Claudivan Sanches. O professor de Geografia e os Saberes profissionais: o processo formativo e o desenvolvimento da profissionalidade. 2010. 258 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana, Universidade de São Paulo/USP, São Paulo, 2010.

LONGAREZI, Andréa Maturano. Ações e atividades formativas: um estudo sobre processos de formação continuada de professores. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 31., 2008, Caxambu, MG. Anais da ANPED... Caxambu, MG: GT08, ANPED, 2008.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2012.

MACIEL, Adriana Moreira da Rocha; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Trajetórias formativas de professores universitários: repercussões da ambiência no desenvolvimento profissional docente. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 32., 2009, Caxambu, MG. Anais da ANPED... Caxambu, MG: GT08, ANPED, 2009.

MENDONÇA, Sandra. A Geografia e a formação de seus professores: o Processo Formativo dos Professores para a Educação Básica. 2013. 300 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC, Santa Catarina, 2013.

MENEZES, Victória Sabbado; COSTELLA, Roselane Zordan. Narrativas (auto)biográficas na Licenciatura em Geografia: potencialidades para a construção da professoralidade. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 9, n. 18, p. 83-105, jul./dez. 2019. Disponível em: https://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/633/381. Acesso em 2 set.2020.

MENEZES, Victória Sabbado; COSTELLA, Roselane Zordan. Por entre memórias da vida escolar e acadêmica: a formação docente em Geografia em questão. Revista Tamoios, São Gonçalo, RJ, ano 15, n. 2, pág. 195-205, jul./dez. 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tamoios/article/view/44565/31462. Acesso em: 2 set.2020.

NECKEL, Alcindo. A Questão Ambiental nos cursos de Graduação em Geografia no Brasil e o Pensamento Geográfico sobre o conceito de Ambiente. 2014. 143 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, Porto Alegre, 2014.

NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; SILVEIRA, Clarise Santiago. Estudos sobre pesquisa e formação de professores da Educação Básica: a elaboração do Estado da Questão. Revista Educação em Questão, Natal, v. 41, n. 27, p. 219-243, jul./dez. 2011.

OLIVEIRA, Lívia de. O sentido do lugar. In: MARANDOLA JR, Eduardo; HOLZER, Werther, OLIVEIRA, Lívia de (Orgs.). Qual o espaço do lugar? Geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2014.

PEREIRA, Valéria Rodrigues; LOPES, Claudivan Sanches. Saberes e conhecimentos docentes: olhares sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo do professor de Geografia. Revista da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE), [s.l.], v. 15, n. 28, p. 255-275, set./dez. 2019.

PORTUGAL, Jussara Fraga. “Quero te contar o que aprendi...”: narrativas de formação e aprendizagens da/na/sobre a docência em Geografia”. Revista da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE), [s.l.], v. 15, n. 28, p.196-221, set./dez. 2019.

ROCKENBACH, Igor Armindo. A formação inicial de professores de Geografia Diálogos com a produção científica atual, os saberes docentes e o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo. 2018. 114 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.

RUTECKI, Lesete Kaveski. Formação inicial de professores nas Licenciaturas de Geografia: estudo de caso em três Universidades Públicas do Paraná. 2018. 144 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Centro-Oeste, Paraná, 2018.

SANTOS, Robson Alves dos. O professor de Geografia e o conhecimento: diálogos na construção do conhecimento profissional. 2017. 174 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Goiás/ UFG, Goiás, 2017.

SANTOS, Robson Alves dos. Formação docente em Geografia e a estrutura curricular: o curso de graduação do Campus Catalão/UFG. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 7, n. 14, p. 85-110, jul./dez. 2017. Disponível em: https://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/347/261. Acesso em: 2 set.2020.

SOARES, Sebastião Silva; GUIMARÃES, Silva. Memória, identidade e docência: recordações-referência de professores iniciantes na educação superior. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, p. 1-20, 2021. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75550/43519. Acesso em: 2 out.2021.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2022-10-12

Como Citar

DE FELIPPE RODRIGUES, E.; DA SILVA COUSIN, C. ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 1–24, 2022. DOI: 10.22196/rp.v24i1.6893. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6893. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua