EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA VIVENCIADAS POR PROFESSORAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7570

Palavras-chave:

Alfabetização, Desenvolvimento da linguagem, Ensino Fundamental

Resumo

O acontecimento da covid-19 alterou a vida do planeta e da educação de maneira específica. As escolas fecharam as suas portas, resultando na implementação do ensino remoto emergencial. Apresentamos um recorte de pesquisa, norteada pelo seguinte problema: como foi organizado o trabalho com a leitura e a escrita durante o ensino remoto, o retorno parcial e total das aulas presenciais? O objetivo, portanto, foi conhecer o trabalho com a leitura e com a escrita realizado por professoras do ciclo de alfabetização durante o ensino remoto, retorno parcial e total às aulas presenciais, identificando as possíveis relações entre alfabetização e letramento. O método envolveu a técnica de grupo focal e as análises partiram da leitura recorrente do material transcrito, resultando na construção de eixos, tomando como referência as práticas de linguagem: oralidade, leitura, produção escrita e análise e reflexão linguística. Participaram cinco professoras de escolas municipais de três cidades do estado de São Paulo. Os resultados mostraram que o tempo de resposta das Redes Municipais de Educação variou significativamente. As dificuldades de conectividade e interatividade, decorrentes da escassez de equipamentos levou a um baixo retorno dos estudantes. Sobre as experiências de leitura e de escrita, as docentes buscaram um trabalho de alfabetização em uma perspectiva de letramento, coerente com uma concepção de linguagem baseada na construção de sentidos e significados por parte dos estudantes, apesar da ameaça de práticas lineares sequenciais quererem ganhar algum espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elvira Cristina Martins Tassoni, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora Pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas. Editora-Chefe da Revista Educação da PUC-Campinas. Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1983), mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000 e 2008, respectivamente). Coordena o grupo de estudos GECOPEF - Grupo de Estudos Colaborativos de Professores do Ensino Fundamental - com a participação de gestores e professores. Foi professora da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental e coordenadora pedagógica dos respectivos níveis de ensino. Realiza estudos na área da Psicologia Educacional e Formação de Professores, com ênfase no processo de ensino e aprendizagem na sala de aula, atuando principalmente nos seguintes temas: afetividade e cognição, alfabetização, leitura e escrita, mediação pedagógica, grupos colaborativos, relação professor-aluno, Educação Infantil e Ensino Fundamental. Associada da ABALF - Associação Brasileira de Alfabetização - desde a sua fundação, em 2012.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/7025380679558216

Ana Vitória Bonatti Passos, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestre em Educação, pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) (2020). Atua como professora no 1º ano do Ensino Fundamental, na rede municipal de Jaguariúna-SP.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/2348990504460862

Referências

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 6ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília, DF: Liber Livro, 2012.

GONTIJO, C. M. M. O aprendizado da escrita e sua relação com a capacidade de análise de unidades da língua oral. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 8, n. 16, p. 47-82, 2006. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v8i16.4260

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios PNAD COVID-19. Rio de Janeiro, setembro de 2020. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101763.pdf. Acesso em: 28 out. 2021.

LLENAS, A. O monstro das cores vai à escola. 1ed. Belo Horizonte: Aletria, 2021.

MORAIS, A. S. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2003.

SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Editora da Universidade de Campinas, 1 ed, 2001.

SOARES, M. B. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2021.

TASSONI, E. C. M.; OSTI, A. O que podemos aprender com a pandemia? Reflexões sobre a alfabetização e a prática docente de professoras paulistas. In: MACEDO, M. S. A. N. Retratos da alfabetização na pandemia da Covid-19: resultados de uma pesquisa em rede. São Paulo: Parábola, 2022.

TERRA, A. O dente ainda doía. 1ed. São Paulo: Difusão Cultural do livro, 2012.

VIGOTSKI, L. S. Quarta aula. O problema do meio na pedologia. In: VIGOTSKI, L. S. Sete aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Organização [e tradução] Zoia Prestes e Elizabeth Tunes; tradução Cláudia da Costa Guimarães Santana. Rio de Janeiro: EPapers, 2018.

YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

TASSONI, E. C. M.; BONATTI PASSOS, A. V. EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA VIVENCIADAS POR PROFESSORAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 25, p. 1–25, 2023. DOI: 10.22196/rp.v25i1.7570. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7570. Acesso em: 10 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua