Análise do comportamento dos índices de mercado sustentáveis: um estudo do mercado de capitais brasileiro

Autores

  • Luiz Gustavo Nasser Veiga Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Ubiratã Tortato Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Wesley Vieira Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v7i3.1697

Palavras-chave:

estratégia, cenários, competitividade

Resumo

Durante as últimas décadas observou-se uma movimentação significante com relação à sustentabilidade. Neste contexto, organizações buscaram se adequar a regulamentações específicas para manter seus negócios e, também, certificar-se em programas de reconhecimento a empresas sustentáveis. Surgiram então investimentos socialmente responsáveis, visando oferecer alternativas para investidores sensibilizados com a sustentabilidade e para organizações captarem recursos destes. Bolsas de valores logo se organizaram para gerar índices que monitorem este mercado, a exemplo dos Índices de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGC), ambos da BM&FBOVESPA. Todavia, pouco foi explorado com relação ao retorno advindo da adoção de medidas sustentáveis e, mesmo os estudos que o fizeram, apresentam conclusões controversas. Neste sentido, o presente artigo analisou quantitativamente o comportamento dos índices de mercado voltados à sustentabilidade da BM&FBOVESPA e os comparou aos demais índices do mercado de capitais brasileiro. Como resultado, evidenciou-se que a rentabilidade dos índices reconhecidos como sustentáveis se comportam de maneira similar aos demais índices e, apesar de suas medidas de risco se mostrarem divergentes, indica-se que esta discrepância não decorre da adequação a padrões de sustentabilidade.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Nasser Veiga, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduação em Engenharia de Produção e Mestrado em Administração Estratégica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade Organizacional (GPSO) do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da PUCPR.

Ubiratã Tortato, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduação e Mestrado em Administração pela UFPR, Doutorado em Engenharia de Produção pela USP. Professor e pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da PUCPR.

Wesley Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Administração. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2015-12-04

Edição

Seção

Artigos