PERFIL EMPREENDEDOR: ANÁLISE DE SUAS RELAÇÕES COM VALORES RELATIVOS AO TRABALHO E AUTO-EFICÁCIA PARA CRIAR

Autores

  • Heila MAGALI DA SILVA Veiga Universidade Federal de Uberlândia
  • Sílvia Martins Parreira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v8i3.2628

Resumo

O perfil empreendedor é importante tanto para a criação de um novo negócio quanto para atuação profissional em organizações existentes. Desse modo, o objetivo geral é investigar as relações entre Perfil Empreendedor(PE), Valores Relativos ao Trabalho(VRT) e Auto-Eficácia para Criar(AEC). Para tanto, foi utilizada uma amostra de conveniência de 301 universitários de Administração (n=69), Psicologia (n=49), Ciências Biológicas (n=55), Veterinária (n=60), Engenharia Mecatrônica (n=45) e Engenharia Elétrica (n=23); sendo que desse total, 19,3% participavam de Empresa Júnior e 78% não participavam. Para aferir cada uma das variáveis foram selecionadas escalas validadas psicometricamente. A medida de PE contempla seis dimensões: autorealização, líder, planejador, inovador, assume riscos e sociável. O instrumento de VRT abarca sete dimensões: estimulação, segurança, realização, universalismo, poder, autodeterminação e conformidade. Já a escala de AEC é unifatorial. Para responder à PE e AEC a escala de resposta é do tipo likert de sete pontos, e a de VRT de cinco pontos. Os resultados mostraram que em PE, a maior média foi na dimensão planejador (1,39; dp=0,88), e aquela com menor média foi autorealização (0,91;dp=0,98). No que concerne aos VRT, a maior média foi em segurança(4,38;dp=0,59) e a com menor média poder(2,56; dp=0,72). E, a média de AEC foi superior ao ponto médio da escala (5,4; dp=0,91). Verificou-se que os alunos que participaram de EJ tiveram escore significativamente superior em líder(PE) e realização(VRT); também foram encontradas diferenças significativas em razão do curso. Os resultados mostraram relações entre PE, VRT e AEC. Todos os achados são cotejados com a literatura.

Biografia do Autor

Heila MAGALI DA SILVA Veiga, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB), Graduanda em Administração Pública pela Universidade Federal de Uberlândia (a partir de 2013), Mestre em Psicologia pela UnB (2000), Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela UnB (2010).

Atuo como docente na Universidade Federal de Uberlàndia desde 2010

Tem interesse de pesquisa por: empreendedorismo e criatividade nas organizações, comportamento organizacional e desenvolvimento de medidas

Sílvia Martins Parreira, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia

Downloads

Publicado

2016-06-30

Edição

Seção

Artigos