GOVERNANÇA E PLANEJAMENTO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DA PRODUÇÃO STRICTO SENSU NO BRASIL ENTRE 1995 e 2014

Autores

  • Fábio Luís Falchi de Magalhães Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Fábio Kazuo Ohashi Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Lidiane Cristina da Silva Universidade Federal de São Paulo
  • Marcos Antonio Gaspar Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Marcos Vinicius Cardoso Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v10i1.3306

Palavras-chave:

Amazônia Oriental. Indústrias Siderúrgicas. Impactos socioambientais.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é o de explorar a produção científica no Brasil sobre a temática governança e planejamento de TI, a partir das dissertações e teses publicadas no país provenientes de cursos de pós-graduação stricto sensu, no período de 1995 a 2014. Esta temática se destacou em 2012 como uma das maiores preocupações da gestão nas organizações no mundo segundo a ‘Society for Information Management’. É realizada uma pesquisa descritiva documental com a utilização da bibliometria, tendo como base de dados à plataforma CNPq Lattes. Foram identificados 263 trabalhos, sendo 34 (D), 160 (ME) e 69 (MP). Com 259 egressos, 104 programas em 67 diferentes IES e 176 orientadores, mais da metade dos trabalhos são oriundos de programas de excelente qualidade (sem MP). Maioria das instituições e pesquisadores, igualmente participando em congressos científicos específicos refletindo avanço na área. IES particulares sem fins lucrativos, o Sudeste, o estado de São Paulo, a Universidade Católica de Brasília (UCB) e João Souza Neto foram os mais profícuos. A temática analisada tem sido assunto de interesse de pesquisa, notadamente pelo pleno crescimento no decorrer do período analisado, com destaque para o ano 2012 e categoria temática governança de TI. Metade dos estudos tem sido realizada na área da Administração, Ciências Contábeis e Turismo, mas também se verificou a ocorrência de trabalhos nas áreas: Engenharias III, Interdisciplinar, Ciência da Computação e Engenharias IV, entre outras, de um total de dez das 48 áreas de avaliação da CAPES.

Biografia do Autor

Fábio Luís Falchi de Magalhães, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Professor da diretoria de Informática e doutorando em Informática e Gestão do Conhecimento da Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Fábio Kazuo Ohashi, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Professor da diretoria de Informática e mestrando em Informática e Gestão do Conhecimento da Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Lidiane Cristina da Silva, Universidade Federal de São Paulo

Pesquisadora Institucional e Analista de Tecnologia de Informação da Universidade Federal de São Paulo

Marcos Antonio Gaspar, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP) e professor permanente do programa de Informática e Gestão do Conhecimento da Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Marcos Vinicius Cardoso, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP) e professor permanente do programa de Informática e Gestão do Conhecimento da Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Downloads

Publicado

2018-04-25

Edição

Seção

Artigos