Estratégias de internacionalização de pequenas e médias empresas: estudo multicasos

Autores

  • Alessandra Cassol Universidade Nove de Julho / Universidade do Contestado http://orcid.org/0000-0003-0753-9642
  • Bruna Fabiana Dummer Novakowski Universidade do Contestado – UnC
  • Graciele Tonial Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
  • Inocencia Boita Dalbosco Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v10i3.3889

Palavras-chave:

Política Cultural, Conselho de Cultura, Ministério da Cultura.

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender as estratégias adotadas pelas pequenas e médias empresas (PMEs) do Oeste de Santa Catarina para a internacionalização. O método de pesquisa utilizado trata-se de pesquisa qualitativa, a coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada, a amostra foi composta por três gestores de empresas da região oeste de Santa Catarina, participantes do Programa Exporta – SC, projeto realizado por intermédio do Sebrae. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise do conteúdo. Os resultados apresentam que a forma de internacionalização das três empresas compreendeu o modelo de Uppsala (Teoria Comportamental) e o modo de entrada utilizado foi a exportação. Esta pesquisa apresentou como contribuição empírica a compreensão da atuação estratégica de PMEs que busca a internacionalização como uma forma de crescimento e desenvolvimento econômico.

Biografia do Autor

Alessandra Cassol, Universidade Nove de Julho / Universidade do Contestado

Doutoranda em Administração na Linha de Pesquisa de Estratégia (Universidade Nove de Julho - UNINOVE, 2014 a 2018). Mestre em Administração (Linha de Pesquisa: Estratégia e Gestão Organizacional pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2012-2014). Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade do Contestado (2010-2011). Graduada em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2005-2009). Experiência na área de Estratégia, Capacidade Absortiva, Inovação, Competências. Atuou como Coordenadora do Curso de Graduação em Administração (2014 a 2017), é Docente no Curso de Administração e Ciências Contábeis e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa de Administração e Ciências Contábeis (GEPACC) na Universidade do Contestado (UNC). Integrante do Conselho Editorial da Revista de Gestão e Secretariado. Editora Executiva Revista Ágora (Qualis B4) na área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. Participou do curso de extensão: Innovation & Entrepreneurship no Institut d' Administration des Entreprises de Grenoble - França (2014).

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9005547281638334

Bruna Fabiana Dummer Novakowski, Universidade do Contestado – UnC

Bacharel em Administração epela Universidade do Contestado (UnC-2015).

Graciele Tonial, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação da Univali. Especialista em Gestão de Marketing em Serviços e Varejo pela Universidade de Passo Fundo UPF (RS). MBA em Estratégia de Marketing pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Graduada em Administração pela Universidade de Passo Fundo UPF (RS). Atua como docente e pesquisadora do grupo de pesquisa em gestão estratégica organizacional da Unoesc, campus de Joaçaba. Possui experiência em EAD como Professora Formadora e Professora Tutora. Também atua como professora dos programas de pós-graduação lato sensu da Unoesc campus de Joaçaba.

Inocencia Boita Dalbosco, Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc

Possui Mestrado Acadêmico em Administração e Pós -graduação em Gestão dos Negócios Internacionais e do Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Pós-graduação em nível de especialização na modalidade Formação para o Magistério Superior e Graduação em Administração de empresas pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). É Coordenadora do Curso de Administração (linha de formação em Comércio Exterior), atua como professora dos Cursos de Administração, Comércio Exterior, Gestão Comercial e Logística, Coordenadora da Comissão própria de avaliação (CPA) na UNOESC-Chapecó. Foi coordenadora do Núcleo de Comércio Exterior e Logística internacional da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) - Chapecó Gestão 2015. Experiência de 9 anos na área de Comércio Exterior.

Downloads

Publicado

2018-08-07

Edição

Seção

Artigos