O SIGNIFICADO DO TRABALHO PARA JOVENS APRENDIZES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v14i1.4100

Palavras-chave:

Educação escolar. Avaliação. Resistência.

Resumo

As constantes transformações no mundo do trabalho, tanto materiais quanto subjetivas, promovem necessidades de buscar novas compreensões a respeito do trabalho, seu sentido e significado. As relações entre jovens e trabalho, suas condições de vida e as oportunidades de desenvolvimento que lhes são oferecidas apresentam-se como fatores que contribuem para a busca dessa compreensão. O objetivo do presente estudo é compreender o significado do trabalho para jovens que estão ingressando no mercado de trabalho por meio do contrato profissional de aprendizagem no Centro de Integração Empresa Escola – CIEE, unidade operacional de Caxias do Sul - RS. A pesquisa é caracterizada por uma abordagem qualitativa, através de entrevistas individuais com 50 jovens que participam do programa Jovem Aprendiz. Os resultados demonstram que a construção do significado do trabalho envolve experiência, conhecimento, dinheiro e realização. Fatores de criatividade, como autonomia, liberdade de trabalho, flexibilidade e reconhecimento não se mostraram relevantes, indicando que, mais importante do que o ambiente de trabalho em si é o que ele proporciona como fator social.

Biografia do Autor

Rosani Elisabete Graebin, Universidade de Caxias do Sul - RS

Mestre no Programa de Pós Graduação em Administração na Universidade de Caxias do Sul - UCS.

Juliana Matte, Universidade de Caxias do Sul - RS

Doutoranda em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS com bolsa FAPERGS/CAPES. Mestre em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS. MBA em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Graduada em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade - NIES. Tem experiência na gestão estratégica no varejo. Tem experiência no setor bancário. Tem interesse na docência para os cursos de Administração e Marketing.

Fabiano Larentis, Universidade de Caxias do Sul - RS

Doutor em Administração. Professor no Programa de Pós Graduação em Administração na Universidade de Caxias do Sul - UCS.

Marta Elisete Ventura da Motta, Universidade de Caxias do Sul - RS

Doutora em Administração. Professora no Programa de Pós Graduação em Administração na Universidade de Caxias do Sul - UCS.

Pelayo Munhoz Olea, Universidade de Caxias do Sul - RS

Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq. Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz/ESPAÑA. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES/BRASIL. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana, ICI/AECI/ESPAÑA. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Atualmente é Professor da Universidade de Caxias do Sul, UCS. 

Downloads

Publicado

2019-04-13

Edição

Seção

Artigos