OUTSOURCING NA INDÚSTRIA PARANAENSE: UM ESTUDO EMPÍRICO

Autores

  • Edenise Aparecida dos Anjos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ivanildo Viana Moura UFPR - UNINTER
  • Adriely Camparoto Brito UFPR
  • Bianca Aquino UFPR
  • Lauro Brito de Almeida UFPR
  • Vicente Pacheco Professor da UFPR - PPGCONT Rua Cel Pedro Scherer Sobrinho ª 152 - apto 153 - Bairro Cristo Rei - Ctba/PR CEP 80050-470

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v11i3.4156

Palavras-chave:

leitura, leitura brasileira, escola-leitura.

Resumo

Uma técnica muito utilizada nas indústrias é o outsourcing, que consiste na prática de comprar produtos e serviços externos, fornecendo ideia de algo originário de fora da organização. A questão de pesquisa é: quais os critérios recorrentes para a tomada de decisão na adesão do outsourcing? buscando-se investigar na percepção dos gestores, os critérios e as variáveis considerados relevantes para tomada de decisão de adesão ao outsourcing. A pesquisa empírica realizada é descritiva com enfoque quantitativo, a população é formada por 2.775 industrias paranaenses cadastradas junto a Federação das Indústrias do Paraná (FIEP). O instrumento de pesquisa foi adaptado de Moschuris (2015), a coleta de dados ocorreu nos meses de junho e julho de 2016 e, ao término foram consideradas respostas fornecidas por 48 industrias. Os achados da pesquisa evidenciam que dos 11 critérios estratégicos apresentados, as variáveis consideradas mais relevantes na percepção dos gestores respondentes foram custo e qualidade.

 

 

Biografia do Autor

Edenise Aparecida dos Anjos, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Contabilidade e Finanças - Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2015-2017), Linha de Pesquisa: Contabilidade e Controle Gerencial. Especialização em Controladoria - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, 2012-2013), Graduação em Ciências Contábeis - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, 2008-2011). Experiencia docente em Cursos de Contabilidade e Administração. Atualmente: Docente na Universidade Federal de Santa Catarina.

Ivanildo Viana Moura, UFPR - UNINTER

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2015-2017), área de concentração: Contabilidade e Controle Gerencial. Possui graduação em Ciências Contábeis pela União de Ensino Superior do Paraná (2013). Atualmente é professor contratado no Centro Universitário Internacional - UNINTER. 

Adriely Camparoto Brito, UFPR

É Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, linha de pesquisa "Contabilidade e Controle Gerencial" (2017). Possui especializações em Auditoria e Perícia (2011) pela Fasipe/Sinop. É Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2009). Foi professora de contabilidade na instituição Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte - FCSGN de 2010 a 2014. É contadora responsável pelo Escritório Contábil Capital desde 2010. Possui experiência em contabilidade comercial, tributária, contabilidade de custos e gerencial. Interesse de pesquisa em Controle Gerencial.

Bianca Aquino, UFPR

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2015-2016), área de concentração: Contabilidade e Controle Gerencial. Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná (2008) e Especialização em MBA em Gestão em Marketing pela Uninter/IBPEX (2010/2011). 

Lauro Brito de Almeida, UFPR

Graduado em Economia pela Faculdade de Economia São Luís (1981), Mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1994), Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1999) e Pós-Doutorando em Controladoria e Contabilidade EAC|FEA|USP (Em andamento). Professor Associado III [Doutor] na Universidade Federal do Paraná, com atividades docentes e de pesquisa no PPG em Contabilidade [Mestrado e Doutorado] e graduação em Ciências Contábeis. Membro Titular do Conselho Editorial da Editora da UFPR. Foi o primeiro Coordenador do PPG Mestrado em Contabilidade UFPR no período 2005 à 2009. Co-Fundador e Editor Executivo e, atualmente, Co-Editor Adjunto da Revista Controladoria & Contabilidade, do PPG Contabilidade UFPR. Temas de interesses: controle gerencial, contabilidade de custos, contabilidade gerencial, orçamento empresarial, avaliação de empresas e finanças. Experiência profissional por mais de 20 anos em Planejamento, Orçamento Empresarial, Contabilidade de Custos e Gerencial em empresa multinacional francesa

Vicente Pacheco, Professor da UFPR - PPGCONT Rua Cel Pedro Scherer Sobrinho ª 152 - apto 153 - Bairro Cristo Rei - Ctba/PR CEP 80050-470

Possui graduação em Ciências Contábeis - Fac Católica de Adm e Economia - FAE (1981), mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo - USP (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2004). Atualmente é membro do conselho fiscal - Institutos LACTEC, Membro da Academia de Ciências Contábeis do Paraná e da Academia Brasileira de Ciências Contabeis, membro do conselho consultivo de apoio técnico do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, é professor Associado liI na Universidade Federal do Paraná, atuando na graduação e nas pós-graduação. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Auditoria, atuando principalmente nos seguintes temas: Auditoria das Demonstrações Contábeis, contabilidade, capital humano, clubes de futebol, capital intelectual, terceiro setor e contabilidade de recursos humanos. Atualmente exerce a função de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGCONT) da UFPR.

Downloads

Publicado

2018-12-17

Edição

Seção

Artigos