PRESENTEÍSMO E SEUS IMPACTOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA CONCESSIONÁRIA DE ENERGIA ELÉTRICA BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v14i1.4546

Palavras-chave:

Impactos Ambientais, metais pesados, novas tecnologias

Resumo

Presenteísmo é um conceito utilizado para apresentar situações no qual um respectivo indivíduo esta fisicamente no local de trabalho, mas, em decorrência de problemas de ordem física ou psicológica, são incapazes de produzir plenamente. Sendo o setor das concessionárias de energia elétrica no Brasil um setor representativo, com grandes exigências de produtividade e pressão no que se refere à competitividade (ANEEL, 2015), o objetivo do presente artigo é apresentar as perspectivas do presenteísmo nas concessionárias de energia elétrica a partir da visão de seus empregados e seus gestores. O intuito da pesquisa é gerar insights para organizações deste segmento, por meio da identificação dos tipos de presenteísmo mais recorrentes. Para tanto, foi realizado um estudo de caso aplicado, exploratório, com coleta de dados bibliográfica e também a realização de 25 (vinte e cinco) entrevistas semi-estruturadas na empresa, contemplando as áreas de Geração, Transmissão, Distribuição e RH. Os resultados mostraram que o presenteísmo é um inimigo da produtividade, mas que sua prevenção é algo possível e gerenciá-lo pode representar ganhos de qualidade de vida, produtividade e consequentemente, competitividade ao setor.

Biografia do Autor

Sérgio Fernando Souza Bizerra, Universidade FUMEC

Mestrando em Administração na Universidade FUMEC

Danilo de Melo Costa, Centro Universitário Una

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com doutorado sanduíche pela York University (YorkU, Canadá)
Coordenador e Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração no Centro Universitário UNA

Carlos Alberto Gonçalves, Universidade FUMEC Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP)

Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Professor do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade FUMEC

Mário Teixeira Reis Neto, Universidade FUMEC

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade FUMEC

Downloads

Publicado

2019-04-13

Edição

Seção

Artigos