VALIDADE DE UMA ESCALA INTERNACIONAL DE MOTIVAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO NO CONTEXTO DE SERVIDORES DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v14i2.5386

Palavras-chave:

Motivação do Serviço Público. Escala de mensuração. Servidores públicos. Instituições Federais de Ensino.

Resumo

O presente estudo teve o objetivo de validar uma escala de mensuração internacional de Motivação do Serviço Público (MSP) no contexto de servidores públicos atuantes em instituições federais de ensino no Brasil. Com abordagem quantitativa, a pesquisa utilizou como estratégia a aplicação de uma survey junto a servidores das carreiras docente e técnico-administrativa. Os resultados do estudo identificaram que o modelo testado apresentou evidências consistentes de validade no contexto pesquisado. A escala de mensuração oferecida, sob o prisma prático, poderá ser replicada por gestores interessados em aprofundar o conhecimento acerca das motivações pró-sociais associadas ao serviço público em suas organizações.

Biografia do Autor

Jefferson Menezes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado em Gestão de Organizações Públicas pela UFSM e Doutorado em Administração pela UFSM. Administrador na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFSM.

Vania de Fátima Barros Estivalete, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Agronegócios (UFRGS), com Pós-doutorado em Sociologia Econômica das Organizações no SOCIUS - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações no ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa-Portugal. Professora do Magistério Superior no Departamento de Ciências Administrativas / Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSM.

Downloads

Publicado

2021-03-01