EXPERIÊNCIAS COM O ENSINO REMOTO E OS EFEITOS NO INTERESSE E NA SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DURANTE A PANDEMIA DA SARS-CoV-2

A STUDY WITH UNDERGRADUATE ACCOUNTING STUDENTS DURING THE SARS-CoV-2 PANDEMIC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v14i1.5712

Palavras-chave:

Ensino remoto. Interação professor-aluno. Interação aluno-aluno.

Resumo

O isolamento social, decorrente do enfrentamento ao contágio do novo Coronavírus (SARS-CoV-2), gerou muitas transformações nos processos de trabalho e no ensino. Este estudo investiga as experiências dos estudantes de Ciências Contábeis com o ensino remoto implementado por uma instituição de ensino superior federal da região centro-oeste brasileira durante a pandemia da SARS-CoV-2, e os efeitos no seu interesse e na sua satisfação com as aulas. A amostra compreendeu 102 estudantes, que responderam a um questionário com perguntas fechadas e abertas, cujos dados foram tratados com as técnicas de Equações Estruturais e de Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram que é preciso que os professores busquem diferentes metodologias de ensino e distintas tecnologias de informação e comunicação (TICs) para reproduzir uma aula presencial em um ambiente virtual de aprendizagem e para que o aluno tenha maior interesse e satisfação. Ademais, foi identificado que a maioria dos estudantes desconhecia o funcionamento da dinâmica da modalidade de ensino remoto, o que gerou inúmeras dúvidas e receios, e refletiu nas experiências deles com as interações entre professor-aluno e aluno-aluno, as quais interferem significativamente no processo de aprendizagem, logo, no interesse e na satisfação do aluno.

 

Biografia do Autor

Edicreia Andrade dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professora de Ciências Contábeis do Setor de Ciências Sociais Aplicadas – SCSA

Universidade Federal do Paraná - UFPR

Pesquisa em temas de ensino contábil, contabilidade gerencial, controladoria e Auditoria Contábil

Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - Campus III

Jardim Botânico, 80.210-170 - Curitiba, PR – Brasil

Fone: 42-99808.1290

Giulio Henrique Furlan de Campos, Universidade Federal do Paraná

Graduando em Ciências Contábeis na Universidade Federal do Paraná – UFPR

Pesquisa em temas de ensino contábil e contabilidade gerencial.

Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - Campus III

Jardim Botânico, 80.210-170 - Curitiba, PR – Brasil

Fone: 41-98809.8323

Luiz Miguel Renda dos Santos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutor em Financiación e Investigación Comercial pela Universidad Autonoma de Madrid (Espanha)

Professor de Ciências Contábeis na Escola de Administração e Negócios - ESAN

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Pesquisa em temas de ensino contábil, contabilidade gerencial, controladoria e Auditoria Contábil pública

Cep.: 79.074-460, Av. Senador Filinto Muller, 1550, 

Bairro: Vila Ipiranga, Campo Grande - Mato Grosso do Sul.

Fone: 67-98163-1788

Referências

ABDOUS, Mohammed. Influence of satisfaction and preparedness on online students’ feelings of anxiety. The Internet and Higher Education, v. 41, p. 34-44, 2019.

ANDERSON, Terry. Towards a theory of online learning. Theory and practice of online learning, v. 2, p. 109-119, 2004.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância e inovação tecnológica. Trabalho, educação e saúde, v. 3, n. 1, p. 187-198, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. º 873 de 7 de abril de 2006. Brasília, DF, 7 abr. 2006.

______. Ministério da Educação. Portaria n. º 4.059 de 10 de dezembro de 2004. Brasília, DF, 10 dez 2004.

______. Ministério da Educação. Portaria n. º 343 de 17 de março de 2020. Brasília, DF, 17 mar 2020. Disponível em: <http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. > Acesso em 5 de mai. 2020.

COSTA, Oberdan Santos da; GOUVEIA, Luis Borges. Modelos de Retenção de Estudantes: Abordagens e Perspectivas. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 24, n. 3, p. 155-182, 2018.

COSTA, Camila Furlan da; SILVA, Sueli Maria Goulart. Novo Neoliberalismo Acadêmico e o Ensino Superior no Brasil. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 25, n. 3, p. 6-35, dez. 2019.

DENG, Sheng-Qun; PENG, Hong-Juan. Characteristics of and public health responses to the coronavirus disease 2019 outbreak in China. Journal of clinical medicine, v. 9, n. 2, p. 575, 2020.

EHLERS, Ulf-Daniel. Quality in e-learning from a learner's perspective. European Journal of Open, Distance and E-learning, v. 7, n. 1, 2004.

FAUL, Franz et al. Statistical power analyses using G* Power 3.1: Tests for correlation and regression analyses. Behavior research methods, v. 41, n. 4, p. 1149-1160, 2009.

FORNELL, Claes; LARCKER, David F. Evaluating structural equation models with unobservable variables and measurement error. Journal of marketing research, v. 18, n. 1, p. 39-50, 1981.

HAIR JR, Joseph F. et al. A primer on partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM). Sage publications, 2016.

KOLOGRIVAYA, Ekaterina.; SHLEIFER, Emma. Quarantined: China’s Online Education in the Pandemic. The Diplomat. Disponível em: <https://thediplomat.com/2020/03/quarantined-chinas-online-education-in-the-pandemic/>. Acesso em: 01 mai. 2020.

JARDILINO, José Rubens Lima; DO AMARAL, Derly Jardim; LIMA, Delmário Ferreira. A interação professor-aluno em sala de aula no ensino superior: o curso de administração de empresas. Revista Diálogo Educacional, v. 10, n. 29, p. 101-119, 2010.

MEDEIROS, Bárbara Novaes; SIQUEIRA, Marcus Vinicius Soares. Relações de Confiança e sua Instrumentalização no Controle de Docentes em IES Privadas. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 25, n. 1, p. 213-237, abr. 2019 .

MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. O ensino e os papéis do instrutor. Educação a distância, 2007.

MORTARI, André Dias. A Construção Cotidiana da Greve na Ufrgs: o Movimento Contra as Reformas no Final de 2016. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 25, n. 3, p. 278-296, 2019.

NEWS WIRES. Covid-19: Older school children should wear masks, French science council says. France24. Disponível em: <https://www.france24.com/en/20200426-french-middle-and-secondary-school-students-and-staff-should-wear-masks-science-council>. Acesso em: 01 mai. 2020.

PAECHTER, Manuela; MAIER, Brigitte; MACHER, Daniel. Students’ expectations of, and experiences in e-learning: Their relation to learning achievements and course satisfaction. Computers & Education, v. 54, n. 1, p. 222-229, 2010.

PASWAN, Audhesh K.; YOUNG, Joyce A. Student evaluation of instructor: A nomological investigation using structural equation modeling. Journal of Marketing Education, v. 24, n. 3, p. 193-202, 2002.

SANTOS JUNIOR, Verissimo Barros; SILVA MONTEIRO, Jean Carlos. Educação e Covid-19: as Tecnologias Digitais Mediando a Aprendizagem em Tempos de Pandemia. Revista Encantar-Educação, Cultura E Sociedade, v. 2, p. 01-15, 2020.

SHARPE, Rhona; BENFIELD, Greg. The student experience of e-learning in higher education. Brookes eJournal of Learning and Teaching, v. 1, n. 3, 2005.

SOARES, Jailson Ribeiro; BORDIN, Ronaldo; ROSA, Roger dos Santos. Indicadores de Gestão e de Qualidade nas Instituições Federais de Ensino Superior Brasileiras, 2009-2016. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 25, n. 2, p. 215-239, 2019.

UNESCO. COVID-19 Educational disruption and response. UNESCO, 2020. Disponível em: <https://en.unesco.org/covid19/educationresponse>. Acesso em: 29 abr. 2020.

VIEIRA, Kelmara Mendes; MILACH, Felipe Tavares; HUPPES, Daniela. Equações estruturais aplicadas à satisfação dos alunos: um estudo no curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Santa Maria. Revista Contabilidade & Finanças, v. 19, n. 48, p. 65-76, 2008.

WATSON, Julie; THOMPSON, Carolyn. Covid-19: Virus forced US schools online, but many students didn’t follow. The Star. Disponível em: <https://www.thestar.com.my/tech/tech-news/2020/04/20/covid-19-virus-forced-us-schools-online-but-many-students-didnt-follow>. Acesso em 01 mai. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Edição

Seção

IMPACTOS DA COVID-19 NO AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES E NA SOCIEDADE