EXPERIÊNCIAS COM O ENSINO REMOTO E OS EFEITOS NO INTERESSE E NA SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DURANTE A PANDEMIA DA SARS-CoV-2

A STUDY WITH UNDERGRADUATE ACCOUNTING STUDENTS DURING THE SARS-CoV-2 PANDEMIC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v14i1.5712

Palavras-chave:

Ensino remoto. Interação professor-aluno. Interação aluno-aluno.

Resumo

O isolamento social, decorrente do enfrentamento ao contágio do novo Coronavírus (SARS-CoV-2), gerou muitas transformações nos processos de trabalho e no ensino. Este estudo investiga as experiências dos estudantes de Ciências Contábeis com o ensino remoto implementado por uma instituição de ensino superior federal da região centro-oeste brasileira durante a pandemia da SARS-CoV-2, e os efeitos no seu interesse e na sua satisfação com as aulas. A amostra compreendeu 102 estudantes, que responderam a um questionário com perguntas fechadas e abertas, cujos dados foram tratados com as técnicas de Equações Estruturais e de Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram que é preciso que os professores busquem diferentes metodologias de ensino e distintas tecnologias de informação e comunicação (TICs) para reproduzir uma aula presencial em um ambiente virtual de aprendizagem e para que o aluno tenha maior interesse e satisfação. Ademais, foi identificado que a maioria dos estudantes desconhecia o funcionamento da dinâmica da modalidade de ensino remoto, o que gerou inúmeras dúvidas e receios, e refletiu nas experiências deles com as interações entre professor-aluno e aluno-aluno, as quais interferem significativamente no processo de aprendizagem, logo, no interesse e na satisfação do aluno.

 

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Biografia do Autor

Edicreia Andrade dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professora de Ciências Contábeis do Setor de Ciências Sociais Aplicadas – SCSA

Universidade Federal do Paraná - UFPR

Pesquisa em temas de ensino contábil, contabilidade gerencial, controladoria e Auditoria Contábil

Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - Campus III

Jardim Botânico, 80.210-170 - Curitiba, PR – Brasil

Fone: 42-99808.1290

Giulio Henrique Furlan de Campos, Universidade Federal do Paraná

Graduando em Ciências Contábeis na Universidade Federal do Paraná – UFPR

Pesquisa em temas de ensino contábil e contabilidade gerencial.

Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - Campus III

Jardim Botânico, 80.210-170 - Curitiba, PR – Brasil

Fone: 41-98809.8323

Luiz Miguel Renda dos Santos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutor em Financiación e Investigación Comercial pela Universidad Autonoma de Madrid (Espanha)

Professor de Ciências Contábeis na Escola de Administração e Negócios - ESAN

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Pesquisa em temas de ensino contábil, contabilidade gerencial, controladoria e Auditoria Contábil pública

Cep.: 79.074-460, Av. Senador Filinto Muller, 1550, 

Bairro: Vila Ipiranga, Campo Grande - Mato Grosso do Sul.

Fone: 67-98163-1788

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Publicado

2020-12-29

Edição

Seção

IMPACTOS DA COVID-19 NO AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES E NA SOCIEDADE