ESTRATÉGIAS DE EMPLOYER BRANDING COMO IMPULSIONADOR DA CULTURA ORGANIZACIONAL

Autores

  • Ana Paula de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jéssica Silva Sena Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marcos Baptista Lopes Dalmau Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-8620-1625

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v16i2.7407

Palavras-chave:

Employer Branding, Cultura organizacional, Manual de onboarding, Gestão Estratégica de Pessoas.

Resumo

Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo estudar formas de consolidar a cultura organizacional da empresa Alfa a partir de estratégias de Employer Branding.

Método/Abordagem: Para as análises entre as percepções dos gestores e funcionários utilizou-se de entrevista e questionários, correlacionando as respostas para entender como a cultura é transmitida entre os membros da organização.

Principais Resultados: Percebeu-se um maior engajamento dos funcionários da organização, bem como a necessidade de se repensar as estratégias de atração de novos talentos que possam agregar valor para o crescimento da organização e, consequentemente, aumentar a retenção do seu quadro de funcionários.

Contribuições teóricas/práticas/sociais: Visto que a empresa tem um alto índice de rotatividade, os resultados demonstraram a necessidade de sensibilização perante alguns elementos da cultura, não sendo repassado explicitamente os conceitos e ideias para um novo colaborador no início da sua jornada, pois são diretrizes que fazem parte das decisões tomadas pela empresa.

Originalidade/Relevância: A utilização das práticas inerentes ao Employer Branding está aumentando no país. Contudo, em termos de pesquisas, verifica-se uma concentração maior de estudos alinhados à área do Marketing. Nesse sentido, considerando que o tema em tela possui plena aderência às práticas de Gestão de Pessoas, entende-se que este trabalho contribui com a originalidade e relevância necessária para os gestores e acadêmicos que trabalham com os assuntos abordados.

Biografia do Autor

Ana Paula de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina.

Jéssica Silva Sena, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina.

Marcos Baptista Lopes Dalmau, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, ambos da Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

Basso, Cr: (2022). Por que o Employee Experience é importante para sua empresa. Disponível em: https://crbasso.com.br/blog/por-que-o-employee-experience-e-importante-para-a-sua-empresa/#:~:text=O%20employee%20experience%20d%C3%A1%20um,dar%C3%A3o%20o%20melhor%20de%20si.

Carvalho, J. C. F. (2023). Implementação de estratégias de Employer Branding para minimizar o índice de turnover: estudo aplicado em uma empresa. [Trabalho de conclusão de curso. Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório da Universidade Federal de Santa Catarina. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248303

Castro, G. P. R. Hannickel, Souza, M. P. I. (2021). Estratégias de Employer Branding com enfoque na retenção de colaboradores: estudo aplicado em uma empresa de tecnologia de Florianópolis. [Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório da Universidade Federal de Santa Catarina. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223146.

Clavery, S. (2020). Isso é Employer Branding?!: um livro para (des)construir tudo aquilo que você (acha que) sabe (ou não) sobre o tema. São Paulo: Leader.

De Bem, M. A. D. I. (2022). Impacto das iniciativas de Employer Branding na atração de talentos. [Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório da Universidade Federal de Santa Catarina. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244802

Dias, G. (2022). Onboarding: o que é, processos e como implementar. Blog Gupy. Disponível em https://www.gupy.io/blog/onboarding .

Faria, S. G.; et al. (2021). Atração de pessoas nas startups: Discursos de sedução. Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão. v.19 59-70. Disponível em http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/61610/165994.

Ferreira, G. de F. (2022). Análise das estratégias de Employer Branding em relação às políticas de estímulo à diversidade étnico-racial das melhores empresas do Brasil. [Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório da Universidade Federal de Santa Catarina. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244961

Fleury, M. T. L. (2000). Gerenciando a diversidade cultural: experiências de empresas brasileiras. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/YqBJ94QnWgPFBRcD7FJHnQj/?format=pdf&lang=pt.

Fleury, M. T. L., et al. (1992). Cultura e Poder nas Organizações. São Paulo: Atlas.

Garibaldi, A. A. (2016). Employer Branding for Dummies. Glassdoor Special Edition, 2014. John Wiley & Sons, Inc. Disponível em: <http://resources.glassdoor.com/rs/glassdoor/images/employer-branding-for-dummies.pdf>

Great Place to Work Brasil. (2022). Employee Experience da porta de entrada à porta de saída: como as organizações vêm promovendo as experiências de seus colaboradores. Disponível em https://gptw.com.br/conteudo/downloads/relatorio-trilha-employee-experience/

Great Place to Work Brasil. (2023). Relatório Tendências de Gestão de Pessoas 2023. https://gptw.com.br/conteudo/downloads/relatorio-tendencias-gestao-2023/

Hugill, A. G., Souza, N. V. (2022). Estratégias de Employer Branding com enfoque na retenção de colaboradores: estudo aplicado em uma pequena empresa do ramo alimentício de Santo Amaro da Imperatriz. [Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório da Universidade Federal de Santa Catarina. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243227

Lacombe, B. M., Reis, G. G. (2016). Atraindo talentos por meio do Employer Branding. GVEXECUTIVO. v.15 n.1. Jan/Jun. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/301701497_Atraindo_talentos_por_meio_do_Employer_Branding.

Madruga, R. (2022). Employee Experience, Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional: a triologia para atrair, engajar e desenvolver talentos. 1 ed. - Barueri SP. Atlas.

Maylett, T., Wride, M. (2017). The Employee Experience: How to Attract Talent, Retain Top Performers and Drive Results. John Wiley & Sons.

Moura, I. D. (2016). Expressão da cultura organizacional em valores e práticas organizacionais: Estudo de caso Ambev. [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Ceará]. Repositório da Universidade Federal do Ceará. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25337.

Oliveira, L. O. de. (2021). Gestão estratégica de recursos humanos. 2. ed. Porto Alegre: SAGAH.

Pereira, J. P. G. (2019). A Atratividade de uma Organização na área das Tecnologias e Sistemas de Informação – Efeitos no Employer Branding. Revista: Instituto superior Miguel Torga Coimbra.

Pires, J. C., Macedo, K. B. (2006). Cultura Organizacional em organizações públicas no Brasil. RAP, Jan/Fev, 81-105.

Preston, J. (2017). Culture eats strategy for breakfast. Harvard Business School, Setembro, 2017. Disponível em: https://digital.hbs.edu/managing-in-the-digital-economy/culture-eats-strategy-breakfast/

Robbins, S. P., Judge, T. A. (2014). Fundamentos do comportamento organizacional. 12 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil.

Rodriguez, C. I. A., Silva, I. C. (2022). Proposta de estruturação de ações de Employee Experience para microempresas: o caso da empresa Alfa. [Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório da Universidade Federal de Santa Catarina. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243235

Schein, E. H. (2009). Cultura Organizacional e Liderança. São Paulo: Atlas.

Schetz, A. L., Crevelaro, E. H. R. (2022). Employer Branding com enfoque na análise e fortalecimento da qualidade de vida dos colaboradores: estudo aplicado em uma empresa de tecnologia de Florianópolis. [Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório da Universidade Federal de Santa Catarina. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237286

Souza, A. P., Sena, J. (2022). Estratégias de Employer Branding para a consolidação da cultura organizacional na empresa Reserve Jóias. [Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório da Universidade Federal de Santa Catarina. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237280

Downloads

Publicado

2023-09-25

Edição

Seção

Artigos