Chamada de Trabalhos - Dossiê: As Transformações e as Novas Dinâmicas no Mundo Rural Rumo ao Desenvolvimento Sustentável

2022-07-27

A Revista Grifos, da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Qualis B1 na área Interdisciplinar (2013-2016), pelo terceiro ano realizará uma Edição Especial relacionada ao Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER). Diante disso, torna público chamada de trabalhos para compor o Dossiê: As transformações e as novas dinâmicas no Mundo Rural rumo ao Desenvolvimento Sustentável.

Convidamos para submissão de artigos, autores que tiveram trabalhos aprovados e apresentados no 60º Congresso da SOBER cujos temas dialoguem com as temáticas socioeconômicas, culturais, territoriais e ambientais, expressando um conjunto de ações vivenciadas pela sociedade global. A própria temática do Congresso “Agricultura Familiar, Sistemas Agroalimentares e Mudanças Climáticas: Desafios Rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS” já evidencia mudanças como nos Sistemas Alimentares que podem ocorrer, por exemplo, no acesso aos mercados, forma de produzir, resiliência, mudanças climáticas, entre outros temas que nos ajuda a conhecer as transformações especialmente para avançarmos na Agenda 2030 no que diz respeito à agricultura familiar e o mundo rural. Destaca-se que quando falamos do rural não estamos colocando  de maneira isolada, pois, o rural também dialoga com as cidades e vice-versa.

Pensar sobre novas dinâmicas do mundo rural requer que se volte o olhar para a realidade que, ao mesmo tempo que acelera o processo de inovação e as modificações tecnológicas, modificando o arranjo das atividades econômicas nos territórios, do outro, é distante de tais inovações precisando se reinventar e se transformar a todo instante, tendo como consequência as desigualdades na acumulação de capital e nos indicadores sociais. Assim, ressalta-se a importância de estudos que compreendam as transformações em curso e as novas dinâmicas do rural.

Ressaltamos que apesar de ser uma Edição exclusiva para trabalhos já aprovados e apresentados no 60º Congresso da SOBER, a submissão não garantirá a publicação do artigo visto que o mesmo passará por fluxo de avaliação às cegas por pares conforme as normas do periódico (revista), bem como as demais condições estabelecidas nas políticas editoriais da revista Grifos. Assim, autores/as devem se atentar que as submissões devem seguir as normas da Revista Grifos. Poderão ser submetidos para essa edição trabalhos apresentados no Congresso independente do Grupo de Trabalho (GT), porém, que dialoguem com a temática.

 

Organizadores (as):

Dra. Alessandra Matte (Universidade Tecnológica federal do Paraná - UTFPR);

Dra. Ana Paula Schervinski Villwock (Universidade Federal de Sergipe – UFS);

Dr. Armando Fornazier (Universidade de Brasília – UnB);

Dr. Juliano Luiz Fossá (Universidade Comunitária da Região de Chapecó – (UNOCHAPECÓ).

 

Cronograma: 

Submissões: De 15/08/2022 até 30/09/2022;

Avaliação dos artigos: 01/10/2022 a 30/12/2022.

Previsão de Publicação: março de 2023. 

Informações e Normas Editoriais:  http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/about/submissions