RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

o entendimento de professores de Ciências e Matemática em formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v24i1.6835

Palavras-chave:

Concepção de problema, Formação de professores, Práticas educativas, Ensino de Ciências e Matemática

Resumo

Este estudo tem como intuito analisar o entendimento de problema, apresentado por um grupo de doutorandos de um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, e as perspectivas que manifestam com relação às práticas de resolução de problemas por eles desenvolvidas em contextos de ensino e, por vezes, em outros contextos profissionais. Para tanto é apresentada uma revisão da literatura frente a diferentes concepções de problemas e são analisados os entendimentos de 12 estudantes, em uma disciplina de Resolução de Problemas no Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, ministrada em um curso de doutorado em Ensino de Ciências e Matemática. Obtidos a partir de um estudo de natureza qualitativa, os resultados revelam a importância de se conhecer e discutir os conhecimentos prévios dos professores em formação (inicial e continuada) sobre o entendimento de problema, uma vez que estes determinam diferentes objetivos e abordagens para a resolução de problemas no ensino de Ciências e Matemática.

Biografia do Autor

Janaína Poffo Possamai, Universidade Regional de Blumenau/Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Pós-doutoranda em Ensino de Ciências pela Universidade Cruzeiro do Sul. Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau.

Norma Suely Gomes Allevato, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora titular e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul.

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Publicado

2022-04-30

Edição

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