GESTÃO ESCOLAR E DESEMPENHO DOS ALUNOS: uma revisão de literatura em periódicos brasileiros (2001-2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v24i1.7254

Palavras-chave:

Gestão escolar; desempenho acadêmico; revisão de literatura.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo estabelecer uma revisão de literatura em periódicos nacionais sobre as relações entre a gestão escolar e os resultados acadêmicos dos alunos nas últimas duas décadas. A metodologia da pesquisa adotou a abordagem qualitativa, utilizando os procedimentos de levantamento bibliográfico e revisão de literatura, tendo em vista mapear o atual estado do conhecimento sobre o tema, assim como levantar as abordagens metodológicas utilizadas pelos autores nos estudos. O estudo revelou a ainda carente produção acadêmica brasileira acerca da relação entre a gestão escolar e os resultados acadêmicos dos alunos, em contraste com o cenário internacional de pesquisas sobre o tema. Observamos que temas como a liderança escolar e o clima escolar ainda são mais recorrentes em autores estrangeiros e de fora da área da Educação, mesmo em periódicos nacionais. Os artigos nacionais trouxeram alguns resultados em comum com relação a fatores intraescolares que fazem diferença no desempenho acadêmico dos alunos: a liderança pedagógica da gestão escolar, a complexidade da gestão escolar, a percepção do clima escolar, a adequação da infraestrutura física e pedagógica, e a apropriação dos resultados das avaliações externas pelas escolas.

Biografia do Autor

João Carlos Gino, PUC-Rio

João Carlos Gino é Doutorando em Educação pela PUC-Rio. Possui Mestrado em Educação pela UNIRIO; Especialização em Administração e Supervisão Escolar pelo Instituto AVM; e Licenciatura e Bacharelado em História pela UFRJ. Trabalha como docente na SME-Rio e SEEDUC-RJ. Participa do Grupo de Pesquisa Gestão e Qualidade da Educação (GESQ/PUC-Rio). É associado da ANPAE e da ANPED.

Cynthia Paes de Carvalho, PUC-Rio

Professora e pesquisadora do Departamento de Educação da PUC-Rio. Licenciada em Física (PUC-Rio, 1979), mestre em Educação (IESAE/FGV-RJ, 1992) e doutora em Educação (PUC-Rio, 2004). Criou o grupo de pesquisa GESQ - Gestão e Qualidade da Educação/PUC-Rio. Coordena pesquisas e forma mestres e doutores no campo da sociologia da educação, gestão educacional e escolar e implementação de políticas educacionais. Membro fundador da REIPPE.

Karina Carrasqueira, PUC-Rio

Doutora e Mestre em Educação pela UFRJ. Graduação com licenciatura em Ciências Sociais pela UFRJ. Atualmente é bolsista de Pós-doutorado (PNPD/CAPES) no Departamento de Educação da PUC-Rio, na linha de Sociologia da Educação e integra o grupo de pesquisa de Gestão e Qualidade da Educação (GESQ/PUC-Rio). Membro da REIPPE.

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Publicado

2022-12-27

Edição

Seção

Dossiê: Gestão na educação: políticas e práticas