APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ "GESTÃO NA EDUCAÇÃO: POLÍTICAS E PRÁTICAS"

Autores

  • Andrea Paula de Souza Waldhelm Prefeitura Municipal de Macaé - Rio de Janeiro
  • Flávia Pedrosa de Camargo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul - Campus Corumbá.
  • Carla da Conceição de Lima Programa de Formação e Mentoria em Pesquisa sobre equidade na educação do Centro Lemann

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v24i1.7499

Palavras-chave:

Gestão na Educação: Políticas e Práticas

Resumo

Apresentação

Biografia do Autor

Andrea Paula de Souza Waldhelm, Prefeitura Municipal de Macaé - Rio de Janeiro

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Santa Doroteia (1995), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é orientador educacional da Prefeitura Municipal de Macaé. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: escolha de escola, educação a distancia, websites escolares, qualidade de ensino e gestão educacional. 

Flávia Pedrosa de Camargo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul - Campus Corumbá.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2019). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal (2011). Possui graduação em Psicologia pela mesma universidade (2008). Psicóloga Organizacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul - Campus Corumbá. Integrante do grupo de pesquisa Gestão e Qualidade da Educação (GESQ/PUC-Rio). Experiência na área de Educação Especial com ênfase nas pesquisas sobre Políticas Públicas. Autora do livro O direito à educação de alunos com deficiência: aspectos da implementação da política de educação inclusiva publicado pela editora Appris em 2022. 

Carla da Conceição de Lima, Programa de Formação e Mentoria em Pesquisa sobre equidade na educação do Centro Lemann

Possui Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Tem Especialização em Engenharia de Software pela UniAcademia e em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Licenciada em Matemática pela Faculdade de Educação Paulistana (FAEP), em Pedagogia pelo Centro Universitário (ETEP) e graduada em Processamento de Dados pelo Centro de Ensino Superior. Atualmente é Tutora do curso de Licenciatura em Computação da UFJF e pesquisadora no Programa de Formação e Mentoria em Pesquisa sobre equidade na educação do Centro Lemann. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em políticas públicas, atuando, principalmente, na área de Gestão Escolar, Uso dos dados educacionais, Psicologia da Educação (autoeficácia), Sociologia da Educação, Desigualdades e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). 

Referências

AMARAL, Daniela P. Seleção de diretores escolares no estado do Rio de Janeiro: Provocações sobre demo-cracia e gestão da escola pública. In: Daniela P. Amaral & Marcela Castro (Orgs.). Políticas educacionais no Estado do Rio de Janeiro: Provocações sobre democracia e gestão da escola pública, p. 18-34. Livro Eletrônico. Brasília: ANPAE, 2021

Disponível em: https://www.seminariosregionaisanpae.net.br/BibliotecaVirtual/10-Livros/POLITICAS-EDUCACIONAIS-O-ESTADO-DO-RJ.pdf. Acesso em: 20 dez. 2022.

AMARAL, Daniela Patti do; OLIVEIRA, Ana Cristina Prado. Gestão Democrática da Educação. Revista Contemporânea de Educação, v. 14, n. 31, set/dez. 2019. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/30339/pdf. Acesso em: 29 dez. 2022.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em 20 dez. 2022.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm Acesso em: 20 dez. 2022

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em: 30 dez. 2022.

COSTA, Carla Maraisa Sousa; GOMES, Izandra Falcão. A gestão e planejamento educacional: Percursos, avanços e o desafio da participação. In: Série Educar – Volume 20 – Políticas Públicas Gestão Escolar – Reflexões. Editora Poisson Belo Horizonte, MG: Poisson, 2020. p. 36-43. Disponivel em: https://www.poisson.com.br/livros/serie_educar/volume20/Educar_vol20.pdf. Acesso em: 14 jan. 2023.

GOULART, Janaina Moreira de Oliveira; BAENSI, Alba Valéria. Participação e gestão democrática na perspectiva dos conselheiros escolares: um estudo no estado do rio de janeiro. IN: Organizadoras: Daniela Patti do Amaral e Marcela Castro. Políticas educacionais no Estado do Rio de Janeiro: provocações sobre democracia e gestão da escola pública. Livro Eletrônico. Brasília: ANPAE, 2021, p. 53-67.

LIMA, Carla da Conceição de; CAMARGO, Flávia Pedrosa de; WALDHELM, Andrea Paula de Souza. Conselhos escolares e a participação na gestão democrática: Estudo de uma rede municipal de ensino. Revista Educação, Sociedade & Culturas, n. 61, p. 113-135, 2022. Disponível em: https://ojs.up.pt/index.php/esc-ciie/article/view/436/375 Acesso em: 30 dez. 2022.

MENDONÇA, Erasto F. Estado patrimonial e gestão democrática do ensino público no Brasil. Educação & Sociedade, v. 22, n. 75, p. 84-108, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302001000200007. Acesso em: 30 dez. 2022.

TORMES, Diego Dartagnan Da Silva; SARTURI, Rosane Carneiro; CORTE, Marilene Gabriel Dalla. Descentralização do estado, controle e participação social na educação no Brasil, Argentina e Colômbia. RBEC: Revista Brasileira de Educação Comparada, v. 1, p. e019004-e019004, 2019.

Publicado

2023-01-16

Edição

Seção

Dossiê: Gestão na educação: políticas e práticas